terça-feira, 8 de julho de 2025

Marinha Grande | SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL EM SÃO PEDRO DE MOEL

 No âmbito do Programa Bandeira Azul 2025, a Câmara Municipal da Marinha Grande promove, ao longo do verão, um conjunto de atividades de sensibilização ambiental em São Pedro de Moel, com o objetivo de valorizar o património geológico, natural e paleontológico da região, envolvendo a comunidade local e os visitantes em experiências de ciência viva e educação ambiental.
Estas iniciativas são organizadas em parceria com entidades científicas e culturais de referência, como o Museu da Lourinhã e a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC).

Programa de julho:
12 de julho | 22h00 – 23h30
Auditório do Edifício do Cosmos
À conversa com os paleontólogos do Museu da Lourinhã: Isabel Roldão, Carla Tomás e João Pratas
Sessão aberta ao público dedicada às mais recentes descobertas de fósseis de Ictiossauros, Plesiossauros e dinossauros na região costeira de São Pedro de Moel. Com a presença de paleontólogos do Museu da Lourinhã, esta conversa explora a importância crescente desta zona como hotspot paleontológico de referência internacional, revelando o seu potencial científico e patrimonial.
19 de julho | 09h30 – 12h30
Ponto de encontro: Posto de Turismo de São Pedro de Moel
Passeio na Natureza – Geologia à beira-mar
Passeio interpretativo pelas arribas calcárias de São Pedro de Moel e da Praia Velha, guiado pelo Prof. Doutor Luís Victor Duarte (FCTUC). A atividade propõe a descoberta das formações geológicas únicas da paisagem local, refletindo sobre as ameaças e potencialidades do património geológico e paleontológico da Marinha Grande.
Inscrição gratuita (máx. 30 participantes) através do e-mail: ambiente@cm-mgrande.pt
25 de julho | 15h30 – 17h00
Edifício Cosmos Azul & Mar
Oficina de Ciência Viva – Há vida invisível nas poças de maré
Observação e exploração da vida microscópica presente nas poças de maré da praia de São Pedro de Moel. Com a orientação de Sónia Guerra (CMMG), a atividade promove o conhecimento da biodiversidade marinha e o papel do restauro ecológico dos habitats costeiros, através de uma abordagem interativa e educativa.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário