5-10 de janeiro de 2026
21h30m-22h30m (de segunda a sexta-feira)
9h30m-10h30m (sábado)
FORMADORA
Dr.ª Liliana F. Verde
Licenciada em Línguas e Literaturas Clássicas e Portuguesa
(Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra)
Especializada em Educação Especial e em D.A.E./Dislexia pela E.S.E. Paula Frassinetti (Porto)
Mestre em Ciências da Família (U.C.P. Lisboa)
Professora I Revisora de Textos I Formadora
Formação Online
Fazer inscrição AQUI.
(Clicar para aceder ao questionário de inscrição.)
https://forms.gle/
- É possível escutar as crianças e os jovens, para os envolver nas suas atividades?
- É possível às crianças e jovens cooperar ativamente na planificação, execução e avaliação de atividades em contextos educativos diversos?
- Como planificar atividades com crianças e jovens, na escola, nas bibliotecas, nos ATL, nas associações desportivas e culturais, nas paróquias…?
- É possível aos alunos intervirem na planificação e dinamização das aulas?
Estas são algumas das várias questões que se podem colocar, quando se pensa no envolvimento de crianças e jovens, a fim de que sejam ativos, conscientes e (cor)responsáveis.
Há uma resposta comum a todas estas questões: SIM, É POSSÍVEL.
MAS COMO? Nesta formação, de carácter prático, educadores de contextos diferentes podem aprender como fazê-lo.
OBJETIVOS:
· - Identificar marcos históricos importantes sobre a participação infantil e juvenil.
· - Saber o que é uma “assembleia” em contextos diversos: escola, grupos infantis e juvenis, família…
· - Compreender a importância da pedagogia das assembleias.
· - Perceber qual o papel das crianças e jovens, e de um adulto em assembleias.
· - Orientar votações.
· - Refletir sobre a tomada de boas decisões.
· - Saber preparar e dinamizar uma assembleia.
CONTEÚDOS:
- Assembleias de crianças e jovens
- Bem comum
- Cargos e responsabilidades
- Escuta ativa
- Votação
- Tomada de decisão
DESTINATÁRIOS:
· Pais, Encarregados de Educação, Tutores e Educadores
· Professores de todos os ciclos (do pré-escolar ao ensino superior)
· Psicólogos, Terapeutas
· Profissionais da Saúde
· Animadores sociais e culturais
· Interessados na Educação
Assembleias de Crianças e Jovens
Assembleias de Turma e de Grupos Juvenis
1. Assembleias de crianças e jovens – Para uma cultura de participação e de (cor)responsabilização (60 minutos, segunda-feira)
- Uma história em desenvolvimento
- Ser parte para o bem comum
- As assembleias de crianças e jovens no contexto educativo
- O papel dos adultos
2. Participação, escuta ativa e tomada de decisões (60 minutos, terça-feira)
- A urgência de aprender a escutar
- Contextos sociais específicos de escuta ativa
- Aprender a tomar boas decisões
3. Ter Vez e Voz – Proposta de um modelo de assembleias de turma para crianças e jovens (60 minutos, quarta-feira)
- O que é uma assembleia
- Momentos e espaço
- Cargos e documentos
4. Exemplo prático de uma assembleia de turma – contexto de uma disciplina escolar (90 minutos, quinta-feira)
5. Exemplo prático de uma assembleia de crianças/jovens – contexto não-escolar (a decidir pelos formandos) (90 minutos, sexta-feira)
6. Mitos e realidades sobre assembleias de crianças e jovens (60 minutos, sábado)
Formação gratuita
De aquisição opcional:
Certificado, manuais e materiais complementares de todas as sessões: 35€
Fazer inscrição AQUI.
(Clicar para aceder ao questionário de inscrição.)
https://forms.gle/
*Formar Aprender

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