domingo, 16 de novembro de 2025

Formação Inscrição Gratuita – Profs., Educadores, Psic., Pais, etc. – Aprender a fazer Assembleias de Crianças e Jovens (contexto escolar e outros) (Inscrição: até 31/dezembro) –janeiro/2026, “online”

 5-10 de janeiro de 2026

21h30m-22h30m (de segunda a sexta-feira)

9h30m-10h30m (sábado)

 

FORMADORA

 

Dr.ª Liliana F. Verde

Licenciada em Línguas e Literaturas Clássicas e Portuguesa

(Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra)

Especializada em Educação Especial e em D.A.E./Dislexia pela E.S.E. Paula Frassinetti (Porto)

Mestre em Ciências da Família (U.C.P. Lisboa)

Professora I  Revisora de Textos  I  Formadora

 

Formação Online

 


Fazer inscrição AQUI.

(Clicar para aceder ao questionário de inscrição.)

https://forms.gle/GoyvLNh9TAkBhjqZ8

- É possível escutar as crianças e os jovens, para os envolver nas suas atividades?

- É possível às crianças e jovens cooperar ativamente na planificação, execução e avaliação de atividades em contextos educativos diversos?

- Como planificar atividades com crianças e jovens, na escola, nas bibliotecas, nos ATL, nas associações desportivas e culturais, nas paróquias…?

É possível aos alunos intervirem na planificação e dinamização das aulas?

 

Estas são algumas das várias questões que se podem colocar, quando se pensa no envolvimento de crianças e jovens, a fim de que sejam ativos, conscientes e (cor)responsáveis.

 

Há uma resposta comum a todas estas questões: SIM, É POSSÍVEL.

 

MAS COMO? Nesta formação, de carácter prático, educadores de contextos diferentes podem aprender como fazê-lo.

 

OBJETIVOS:

·        - Identificar marcos históricos importantes sobre a participação infantil e juvenil.

·        - Saber o que é uma “assembleia” em contextos diversos: escola, grupos infantis e juvenis, família…

·        - Compreender a importância da pedagogia das assembleias.

·        - Perceber qual o papel das crianças e jovens, e de um adulto em assembleias.

·        - Orientar votações.

·        - Refletir sobre a tomada de boas decisões.

·        - Saber preparar e dinamizar uma assembleia.

 

CONTEÚDOS:

- Assembleias de crianças e jovens

- Bem comum

- Cargos e responsabilidades

- Escuta ativa

- Votação

- Tomada de decisão

 

DESTINATÁRIOS:

·        Pais, Encarregados de Educação, Tutores e Educadores

·        Professores de todos os ciclos (do pré-escolar ao ensino superior)

·        Psicólogos, Terapeutas

·        Profissionais da Saúde

·        Animadores sociais e culturais

·        Interessados na Educação


Assembleias de Crianças e Jovens

Assembleias de Turma e de Grupos Juvenis

 

1. Assembleias de crianças e jovens – Para uma cultura de participação e de (cor)responsabilização (60 minutos, segunda-feira)

          - Uma história em desenvolvimento

          - Ser parte para o bem comum

          - As assembleias de crianças e jovens no contexto educativo

          - O papel dos adultos

 

2. Participação, escuta ativa e tomada de decisões (60 minutos, terça-feira)

          - A urgência de aprender a escutar

          - Contextos sociais específicos de escuta ativa

          - Aprender a tomar boas decisões

 

3. Ter Vez e Voz – Proposta de um modelo de assembleias de turma para crianças e jovens (60 minutos, quarta-feira)

          - O que é uma assembleia

          - Momentos e espaço

          - Cargos e documentos

 

4. Exemplo prático de uma assembleia de turma – contexto de uma disciplina escolar (90 minutos, quinta-feira)

 

5. Exemplo prático de uma assembleia de crianças/jovens – contexto não-escolar (a decidir pelos formandos) (90 minutos, sexta-feira)

 

6. Mitos e realidades sobre assembleias de crianças e jovens (60 minutos, sábado)

 

Formação gratuita

 

De aquisição opcional:

Certificado, manuais e materiais complementares de todas as sessões: 35€


Fazer inscrição AQUI.

(Clicar para aceder ao questionário de inscrição.)

https://forms.gle/GoyvLNh9TAkBhjqZ8


*Formar Aprender

 

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