quarta-feira, 9 de março de 2016

360º - Dia M, 9-M, de Marcelo. E o plano B que afinal sempre foi o A em Bruxelas

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia
Para Bruxelas, nunca houve Plano B, apenas plano A. E é isso que Pierre Moscovici, o comissário europeu para os assuntos económicos, deve vir lembrar amanhã a Lisboa a António Costa e Mário Centeno. A notícia é do Nuno Martins, que foi perceber como foram os bastidores das negociações do Orçamento com Bruxelas e o que aí vem.

Diário Económico fez contas e escreve que são 700 milhões de euros o quanto devem valer as medidas adicionais (as do plano B que é o A) que o Governo português terá de apresentar até ao final de abril. E confirma: o Governo já sabia disso desde fevereiro.

Ontem Bruxelas voltou a fazer um novo avisoPediu reformas mais ambiciosas a Portugal e ameaçou agravar a avaliação nacional. O Governo reconheceu os desafios e prometeu superá-los. Sobre o plano B ou A, vale a pena ler aopinião de Luis Aguiar-ConrariaO “quando”, o “se” e a falta de memória.

Paulo Portas, na sua última entrevista enquanto líder do CDS-PP (o congresso para a eleição de Assunção Cristas é este fim de semana), deixou já avisos políticos à esquerda: na Renascença, lembrou que alianças de governo sem ganhar eleições podem voltar a acontecer, mas ao contrário. "Aquilo que a esquerda nos fez pode acontecer-lhes a eles". Mas houve maisrecados.

De Portugal, para os EUA e para a surpresa no Michigan. Bernie Sanders venceu, contra todas as previsões, as primárias democratas naquele estado. Apertado para Hillary Clinton, que teve contudo um triunfo claro no Mississipi, diz a CNN. Clinton soma agora 760 delegados e Sanders 546. Do lado dos republicanos, Trump venceu em três dos quatros estados a votos (falta contar o Hawai, onde a  vitória também é certa). A distância para Ted Cruz agiganta-se.
O Pentágono anunciou que um dos líderes doautoproclamado Estado Islâmico, Omar al-Shishani, conhecido como “Omar, O Checheno”, poderá ter sido morto na sequência de um bombardeamento aéreo norte-americano na semana passada, na Síria.

Apesar do acordo conseguido na cimeira de segunda-feira, a crise dos refugiados agudizou-se esta noiteCroácia e Eslovénia fecharam fronteiras e estão a enviar os migrantes de volta. Só entram casos especiais, conta o The Guardian.
Notícia da manhã. A morte de George Martin, o produtor dos Beatles, aos 90 anos. Era conhecido como o 'Quinto Beatle'lembra a CNN.

Hoje o Benfica joga a continuidade na Liga dos Campeões. No jogo na Rússia, contra o Zenit, é preciso contudo recuperar da desvantagem do 1-0 de Lisboa para que os encarnados, agora líderes do campeonato, se possam juntar a Real Madrid e Wolfsburgo, que ontem se apuraram para os oitavos de final da prova.

Informação relevante
Hoje é Dia M, 9-M. O dia de Marcelo Rebelo de Sousa. Vamos estar, ao longo de todo o dia, em liveblog para seguir a tomada de posse do novo Presidente da República. Da chegada à Assembleia às 9h30, ao juramento sobre a Constituição original de 1976, até à festa da noite, com Mariza e Pedro Abrunhosa. Não desligue.

Para perceber que novo Presidente vamos ter (sim, hoje perde o título de Presidente eleito, feito só para ele), ontem o Miguel Santos descobriu e explicou as 9 diferenças principais entre Cavaco e Marcelo. Já a Liliana Valente, a Helena Pereira e a Rita Tavares tentaram perceber como vamos olhar para Marcelo daqui a 10 anos, em 2026. Fisicamente, a Andreia Reisinho Costa diz que estará assim.



Outras notícias:
Duas de Justiça do final da noite de ontem. A norte, a PJ fez buscas na Câmara de Gaia e em casa dos ex-gestores da empresa pública Gaianima. As diligências estão relacionadas com o inquérito criminal que visa a gestão de Luís Filipe Menezes, mas não o envolvem diretamente. O Correio da Manhã diz contudo queMenezes, envolvido em vários outros processos, tem de explicar património de 5 milhões.

Na Madeira, Alberto João Jardim foi constituído arguido no caso da dívida do Governo Regional, o Cuba Livre. É suspeito de dois crimes de prevaricação com dolo, um de violação das normas de execução orçamental e outro de abuso de poder.

Mais dados sobre o processo de venda do Novo Banco. As opções são a colocação em bolsa, a venda minoritária e mais do que um investidor. Os grupos que investiram na banca europeia no último ano serão o alvo prioritário.

Ainda na banca, já se conhece a ordem dos trabalhos da Comissão de Inquérito ao Banif. As audições arrancam a 29 de março e ouvem primeiro Jorge Tomé e Luís Amado, ex-gestores do banco. António Varela é ouvido antes do governador do BdP, Carlos Costa. No total, 60 entidades vão ser chamadas.

O lançamento do livro de Henrique Raposo sobre o Alentejo, cuja polémica obrigou mesmo a que a editora tivesse de mudar de local, aconteceu sem incidentes que justificassem a presença policial. O protesto foi pacífico, com os Cantadores do Desassossego a entoarem cante alentejano como arma contra o autor.

Em Lisboa, após a contestada mudança de presidente do CCB, o presidente da Câmara, Fernando Medina, veio em defesa da decisão do ministro João Soares e agradeceu-lhe "acabar com a barafunda em Belém".

Notícias positivas para as startups nacionais.O Governo vai distribuir 10 milhões de euros em vales para incubação e aceleração de empresas nos próximos quatro anos. O anúncio foi feito no lançamento da Startup Portugal, a estratégia do Governo para o empreendedorismo.

No Brasil, Marcelo Odebrecht, líder da maior empresa de construção civil do país, foi condenado a 19 anos de prisão por corrupção, lavagem de dinheiro e associação criminosa no âmbito do processo Lava Jato. Outros funcionários da Petrobrás foram igualmente condenados. O processo é o mesmo, recorde-se que levou à detenção para interrogatório de Lula da Silva.


Os nossos Especiais
Domingos Abrantes é o único comunista membro do Conselho de Estado, onde também está o antigo ministro do Ultramar, Adriano Moreira. Nesta entrevista à Rita Tavares fala dessa ironia: "O Portugal democrático tem várias ironias, uma delas é a reciclagem de fascistas". De leitura obrigatória.
Ontem foi Dia da Mulher. O João Ferreira partiu do passado português e enumerou as 10 mulheres que marcaram a História de Portugal, de D. Teresa a Carolina Beatriz Ângelo. A Marta Leite Ferreira juntou-lhe esta fotogaleria das 50 mulheres que mudaram o mundo em que vivemos.

Já a Vera Novais andou pelos seus terrenos e elegeu 20 das 100 cientistas portugueses que nos prometem um futuro promissor cheio de descobertas. Em comum têm o facto de serem mulheres e jovens.


Notícias surpreendentes
Ainda no feminino. A Ana Cristina Marques foi descobrir três casos em que elas é que tomaram a iniciativa. No quê? No pedido de casamento a eles. A história de Diana, Ana e Raquel.

Da casa Real inglesa vieram as fotos das férias na neve dos príncipes Kate e William e dos principezinhos Charlotte e George. São imagens amorosas porque... houve um fotógrafo especial sempre por perto.

Para poder estar entretido na fila autocarro, ao almoço ou no regresso até casa, o Flávio Nunes foi à procura de sites divertidos -- alguns muito parvos, aviso desde já --, que são uma bela ajuda para combater o tédio. Sugestão: nada de os usar no trabalho.
E claro, nunca os troque pelo Observador, até porqueaqui garantimos que a informação nunca lhe dará tédio. Já sabe, mas repito, ao longo do dia vamos seguir em direto a tomada de posse de Marcelo Rebelo de Sousa como Presidente da República. Mas terá ainda todo o resto da atualidade, para um dia bem informado, produtivo e feliz.
 

Fique bem!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2015 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário