quarta-feira, 9 de março de 2016

Morreu George Martin, o “quinto Beatle”

O produtor musical britânico transformou os Beatles nas maiores estrelas do mundo da música, de tal forma que era visto como um dos membros do grupo. George Martin morreu hoje aos 90 anos.
Deus abençoe George Martin. Paz e amor para Judy [a sua mulher] e para a sua família (...). Vamos sentir a sua falta”, escreveu o Ringo Starr na rede social Twitter. Um porta-voz da Universal Music Group também confirmou a morte.
Em 1962, quando mais ninguém queria assinar contrato com a banda, foi George Martin quem trouxe os Beatles para o estrelato. Produziu praticamente todas as canções dos "Fab Four" e tem no currículo 23 singles no número 1 do top americano e 30 nas tabelas britânicas.
Por juntado John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr, que substituiu o baterista da formação inicial, Pete Best, por sugestão do próprio Martin, o produtor musical ficou conhecido como o “quinto Beatle”.
O primeiro single que fizeram em conjunto foi "Love Me Do".
O produtor fez também vários dos arranjos dos Beatles, em canções como "Yesterday" ou "Eleanor Rigby", e tocou piano em "In My Life".
Em 1964, recebeu uma nomeação para o Óscar de melhor música, banda sonora e adaptação da música (era assim a classificação da nomeação na altura) pelo filme protagonizado pelos membros da banda "A Hard Day's Night". Foi também o responsável pela banda sonora da longa-metragem de animação "O Submarino Amarelo", assim como pela do filme da saga 007 "Vive e Deixa Morrer", que fez em conjunto com Paul e Linda McCartney.
No livro que escreveu sobre os Beatles, em 1979, Martin escreveu: “Sem os meus instrumentos e as minhas partituras, muitos dos discos não teriam soado da mesma maneira. Se teriam sido melhores, não sei dizer. Talvez tivessem. Isso não é modéstia da minha parte, é uma tentativa de fazer um retrato factual da relação".
Fonte: sapo.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário