O Dia Internacional da Floresta (21 de março) e o Dia Mundial da Água (22 de março) vai ser assinalado pelo Município de Cantanhede com o desenvolvimento de ações de educação ambiental especialmente orientadas para crianças e jovens em idade escolar.
Esse é o foco da denominada Semana da Floresta, cujo programa se vai desenrolar de 15 a 18 de março, sob coordenação da entidade promotora, o Gabinete Técnico Florestal (GTF) do Serviço Municipal de Proteção Civil e Recursos Naturais (SMPCRNT) do Município de Cantanhede. A iniciativa conta ainda com o envolvimento ativo da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede, Equipa de Proteção da Natureza e Ambiente da Guarda Nacional Republicana (EPNA-GNR), Junta de Freguesia da Tocha (Equipa de Sapadores Florestais) e Alberto Jesus, apicultor da região.
Os objetivos passam por promover junto da população escolar do concelho a consolidação de conhecimentos sobre a floresta e o que ela representa para a comunidade e para o equilíbrio dos ecossistemas, fomentar a adoção de atitudes favoráveis à correta utilização dos recursos naturais, fortalecer a relação das crianças e jovens com o meio natural e consciencializar para a importância da gestão da floresta como fator de salvaguarda e preservação da biodiversidade.
O programa começa no dia 15 de março no Jardim-de-Infância de Sanguinheira, com a ação “Os Segredos que a Floresta Esconde”, experiência que se destina a fazer entender às crianças que uma floresta não é apenas um conjunto de árvores e que, além das outras formas de vida que nela se desenvolvem, proporcionam uma grande diversidade de bens e serviços.
Em 16 de março, durante o período da manhã, as crianças da EB1 de Vilamar estarão em contacto com a problemática dos incêndios florestais e da preservação da floresta, cabendo-lhes a tarefa de serem Vigilantes Juniores da Floresta, atividade em que serão confrontados com situações destinadas a despertar a sua consciência relativamente a esta matéria.
Ainda nesse dia, os alunos na EB1 de Fontinha aprofundar as razões pelas quais A Água é o Veículo da Natureza. O que se pretende é assinalar o Dia Mundial da Água (22 de março) através da abordagem de temas como A água: um recurso a preservar, alertando para a necessidade de novos padrões de uso racional deste recurso, e Água, fonte de vida, com enfoque no papel fundamental da vegetação ribeirinha como fator de proteção, conservação e valorização dos sistemas fluviais.
Percurso Didático: Eco Trilhos é o mote da caminhada ecológica a realizar na zona florestal entre o parque de merendas das Berlengas e a Praia da Tocha. Durante o percurso serão efetuadas paragens em vários locais estratégicos, onde os monitores farão pequenas sessões de esclarecimento sobre apicultura, cinegética, combate a incêndios florestais e medidas de defesa da floresta contra incêndios. Os alunos do 4.º ano da EB1 de Tocha terão, desta forma, a oportunidade de conhecer a floresta e as suas principais espécies e potencialidades.
fonte: GIRP 11 março 2016
Nenhum comentário:
Postar um comentário