quinta-feira, 14 de abril de 2016

Primeira alteração no Governo: Três novos membros tomam posse esta quinta-feira

Imagem: economico.sapo.pt
Luís Filipe de Castro Mendes é o novo ministro da Cultura, Miguel Honrado secretário de Estado da Cultura, já João Paulo de Loureiro Rebelo assume a pasta como secretário de Estado da Juventude e do Desporto

O Presidente da República dá esta quinta-feira posse a três novos membros do Governo, naquela que é a primeira alteração do executivo PS desde que tomou posse, há menos de cinco meses.

Pelas 15h30, no Palácio de Belém, Marcelo Rebelo de Sousa confere posse ao ministro da Cultura, Luís Filipe de Castro Mendes, ao secretário de Estado da Cultura, Miguel Honrado, e ao secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo de Loureiro Rebelo.

A demissão de João Soares de ministro da Cultura, na sexta-feira, foi a primeira baixa do XXI Governo Constitucional, liderado por António Costa, que tomou posse a 26 de Novembro do ano passado.

A demissão de João Soares aconteceu na sequência de um polémico comentário do governante na sua rede social Facebook, no qual prometia "salutares bofetadas" ao colunista Augusto M. Seabra, devido a críticas deste à falta de linha de acção política e ao "estilo de compadrio, prepotência e grosseria", e também ao colunista Vasco Pulido Valente.

No domingo, foi conhecido o nome do substituto de João Soares, através da página da Presidência da República: o embaixador Luís Filipe de Castro Mendes. Horas depois, pela mesma via, era conhecido o nome do novo secretário de Estado da Cultura, Miguel Honrado.

Na terça-feira à noite, foi também pela página na Internet da Presidência da República que se soube que o secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Wengorovius Meneses, iria ser substituído no cargo por João Paulo de Loureiro Rebelo.

Em menos de uma semana, o XXI Governo Constitucional registou duas demissões e, com a posse de hoje, será concretizada uma mudança em três elementos do elenco governativo: dois no Ministério da Cultura e um no da Educação.

Baixas nos governos anteriores

No anterior executivo PSD/CDS-PP que cumpriu a legislatura completa, o XIX, a primeira alteração no elenco governamental aconteceu oito meses e meio depois da posse, quando o então secretário de Estado da Energia, Henrique Gomes, pediu a demissão a 12 de Março de 2012, sendo substituído por Artur Trindade.

O XIX Governo, que tomou posse a 21 de Junho de 2011, registou a primeira baixa ministerial apenas um ano e nove meses depois de tomar posse (a 04 de Março de 2013), quando Miguel Relvas pediu para deixar o executivo, na sequência de várias polémicas.

Em governos anteriores, as primeiras remodelações surgiram ao fim de cerca de quatro meses. Com José Sócrates, a primeira saída foi o ministro das Finanças, Campos e Cunha, por motivos "pessoais, familiares e de cansaço". Já Santana Lopes fez uma "mini remodelação" de secretarias de Estado, mas provocou uma crise política que culminaria no recurso à "bomba atómica" por parte do então Presidente da República, Jorge Sampaio, que dissolveu o parlamento e convocou eleições antecipadas.


Fonte: rr.sapo.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário