quarta-feira, 29 de junho de 2016

Desmantelada fraude na venda de telemóveis que tirou milhões ao Estado

Desmantelada fraude de milhões de euros na venda de telemóveisForam constituídas arguidas 20 pessoas e 22 sociedades suspeitas de envolvimento num esquema de fraude fiscal em operação há mais de um ano.

A Autoridade Tributária e Aduaneira, através das Unidades Antifraude e da Unidade de Ação Fiscal da GNR desmantelou uma rede de fraude fiscal organizada na comercialização de telemóveis que terá custado ao Estado mais de 10 milhões de euros em impostos.

Segundo um comunicado enviado às redações pelo gabinete do ministro das Finanças, esta fraude carrossel estava em atividade desde Janeiro de 2015 e consistia na não entrega de “montantes elevados de IVA” e obtenção de reembolsos indevidos.

A operação designada Smart Price executou esta terça-feira quatro mandados de busca em 14 residências particulares e 20 empresas e escritórios de Contabilistas Certificados.

O principal suspeito de ser o cabecilha deste esquema foi detido ontem e irá ser presente ao juiz de Instrução para interrogatório e aplicação das medidas de coação.

Nesta operação estão envolvidos 69 inspetores tributários da Autoridade Tributária e 64 militares da GNR.

Foram constituídos até agora 42 arguidos, 20 indivíduos e 22 sociedades, e apreendidas quatro viaturas de alta cilindrada, mil telemóveis, documentação, computadores e dinheiro.

Em causa, estão crimes de associação criminosa, fraude e fraude qualificada com eventual branqueamento de capitais.

A Comissão Europeia estima que a perda de receita de IVA na União Europeia de 168 mil milhões de euros, em 2013, se deveu à utilização de esquemas fraudulentos como este.


Fonte e foto: noticiasaominuto

Nenhum comentário:

Postar um comentário