quarta-feira, 29 de junho de 2016

26 anos consecutivos de Bandeira Azul na Praia da Tocha

A Praia da Tocha completa, em 2016, 26 anos consecutivos de reconhecimento da sua qualidade balnear e ambiental com a Bandeira Azul. O galardão de reconhecimento da qualidade balnear foi hasteada com a presença do presidente da Câmara Municipal, João Moura, no decurso de um ato público em que participaram a vice-presidente da autarquia, Helena Teodósio, o presidente da Assembleia Municipal, José Maria Maia Gomes, o vereador do pelouro do Ambiente, Pedro Cardoso, o vereador Júlio Oliveira e o presidente da Junta de Freguesia da Tocha, Fernando Pais Alves.

Estiveram também presentes, Rosa Monteiro, Delegada de Saúde de Cantanhede, Adérito Machado, presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários, Hugo Oliveira, Comandante Operacional Municipal, Humberto Silva Rocha, Capitão do Porto da Figueira da Foz, bem como representantes da GNR, Administração da Região Hidrográfica do Centro, Inova-EM e algumas entidades locais.

De relevar é ainda o envolvimento de um grupo elementos do Agrupamento de Escuteiros 1390, da Tocha, e de crianças do Jardim de Infância da Associação Progresso e Vida da Tocha que, assim, acentuaram a dimensão pedagógica do içar da Bandeira Azul para o reconhecimento das boas condições ambientais da Praia da Tocha, de resto também reconhecidas pela Quercus com a atribuição da classificação de “Qualidade de Ouro”.

Comprovada está mais uma vez o cumprimento integral das exigências imperativas da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), secção Portuguesa da Foundation for Environmental Education (FEE), designadamente o nível qualitativo da água, segurança e serviços, gestão ambiental e dos equipamentos, bem com o a informação e educação ambiental.

Efetivamente, a excelência balnear da Praia da Tocha está bem patente na qualidade da água do mar, na irrepreensível limpeza dos areais, nas boas condições de acesso, no alto padrão dos serviços prestados aos utentes, bem como a existência de equipamentos socioculturais, com destaque para a Biblioteca de Praia, e a oferta de um diversificado programa cultural que inclui um variado leque de atividades de animação e ocupação dos tempos livres.

Por outro lado, é de destacar ainda o excelente ambiente urbano e paisagístico e o vasto conjunto de infraestruturas desportivas e de lazer, como parques infantis, campos de jogos em relva sintética para diversos desportos, e as áreas públicas e zonas verdes particularmente atrativas.

Quanto à insígnia de “Qualidade de Ouro” atribuída pela Quercus, a classificação é resultado de um processo em que foram analisados os dados relativos à qualidade das águas balneares em Portugal, com base na informação pública oficial disponibilizada pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA). O objetivo da Quercus é identificar as zonas balneares que, ao longo de vários anos, relativamente a esse parâmetro, apresentam sistematicamente qualidade excelente, como acontece com a praia da Tocha.

Bandeira da Praia Acessível
À semelhança do que tem acontecido nas últimas épocas balneares, foi também hasteada na Praia da Tocha a Bandeira Praia Acessível, galardão de reconhecimento das boas condições de acesso à praia para as pessoas que enfrentam problemas de mobilidade. O galardão é atribuído pelo Secretariado Nacional para a Reabilitação e Integração das Pessoas com Deficiência, na sequência de uma intervenção de requalificação urbana mandada realizar pela Câmara Municipal, no âmbito da qual foram eliminadas barreiras arquitetónicas, nomeadamente através do rebaixamento dos passeios, ao mesmo tempo que se procedeu ao prolongamento das passadeiras no areal, onde passou a existir também um tiralo (cadeira anfíbia), equipamento para transportar aí as pessoas com dificuldades de movimentação.


 
 
fonte: GIRP   24 junho 2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário