quarta-feira, 29 de junho de 2016

Marchas em honra de S. Pedro trouxeram grande colorido e animação a Cantanhede

Foi num ambiente entusiástico que centenas de pessoas assistiram às marchas populares em honra de S. Pedro, padroeiro de Cantanhede. Organizado pela Câmara Municipal, o desfile realizou-se em 25 de junho, com passagem por algumas das ruas do centro da cidade, tendo culminado na Praça Marquês de Marialva com os grupos a apresentarem quadros alegóricos em coreografias especialmente ensaiadas para o efeito.

Como habitualmente, o mais emblemático recinto público de Cantanhede funcionou como palco principal de um evento que mobilizou vasta assistência e as bancadas revelaram-se manifestamente insuficientes para acomodar todos quantos acorreram ao local para verem a exibição dos marchantes.

A assistir encontravam-se a vice-presidente da autarquia, Helena Teodósio, e os vereadores Pedro Cardoso, Júlio Oliveira, Célia Simões, Cristina Jesus e Pedro Carrana, a presidente da União de Freguesias de Cantanhede e Pocariça, Aidil Machado, e o pároco de Cantanhede, Pe. João Pedro, entre outras entidades.

Na edição deste ano participaram nove marchas, culminando um processo que envolveu cerca de 600 pessoas e se materializou em representações simbólicas sobre “Os Pequenos Marinheiros” (Jardim de Infância da Gira Sol – Febres), “As Aguadeiras” (Pocariça), o “Parque Desportivo” (Febres) “A Calçada Portuguesa” (Arrôtas), “As Vindimas” (Ançã), “Um Amor de Verão!” (Vilamar), “As Festas de S. Tiago e o Folclore Local” (Cantanhede), o “Jogo de Xadrez” (Murtede) e “Cuidar com Alegria” (Tocha).

Mas não foi só em Cantanhede que as marchas saíram à rua. De facto, o trabalho desenvolvido neste âmbito por coletividades e grupos de cidadãos ativos de várias freguesias havia tido expressão pública com a realização dos desfiles com tradição no concelho, todos com apoio da Câmara Municipal. Em 24 de junho, foi na Praia da Tocha, em honra de S. João, acontecimento que mais uma vez mobilizou uma grande assistência e que assinalou também o início do programa de animação cultural da Câmara Municipal de Cantanhede para a época balnear, em alguns casos com a participação ativa de representantes do movimento associativo concelhio. Além do Município, participaram na organização do evento a Junta de Freguesia da Tocha e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede.

Antes disso, também Febres viveu na noite de 18 de junho o ambiente de animação das sempre muito concorridas marchas populares promovidas pela Junta de Freguesia, com apoio da Câmara Municipal. Sucesso assinalável registaram também as marchas no âmbito da Semana Cultural promovidas pela União das Freguesias de Cantanhede e Pocariça, igualmente com a colaboração da edilidade, uma junto à Capela de S. Mateus, em 19 de junho, outra no Largo do Outeiro, Pocariça, em 23 de junho. O encerramento do programa de desfiles está agendado para o dia 1 de julho, em Ançã, onde vários grupos marchantes vão dar corpo ao desfile organizado pela junta de Freguesia, contando também com o apoio da Câmara Municipal.

À semelhança de edições anteriores, as marchas apresentam-se no concelho de Cantanhede com a extrema dedicação dos grupos participantes, que mais uma vez animaram as noites dos Santos Populares, em ambiente de cor, luz e alegria, com os seus primorosos trajes, as inventivas quadras cantadas ao despique e as danças e coreografias ensaiadas com todo o rigor.

Reconhecendo a importância sociocultural desta grande manifestação popular, o Município de Cantanhede patrocinou a realização dos desfiles das marchas populares, atribuindo aos grupos envolvidos um subsídio destinado a comparticipar os custos inerentes à elaboração do guarda-roupa e adereços, entre outros aspetos.
 
 
fonte: GIRP   27 junho 2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário