quarta-feira, 29 de junho de 2016

Novo balanço: atentado em Istambul faz 41 mortos e 239 feridos

Três bombistas suicidas dispararam as armas e depois fizeram-se explodir no aeroporto Ataturk. O primeiro-ministro aponta autodenominado Estado Islâmico como autor provável do atentado.

O Governador de Istambul fez há pouco um novo balanço das vítimas do atentado da última noite no aeroporto Ataturk, em Istambul. De acordo com os dados conhecidos, 41 pessoas morreram e 259 ficaram feridas.

A maioria das vítimas mortais é turca e há ainda 13 estrangeiros. Entre estes estão cinco sauditas, dois iraquianos, um chinês, um jordano, um tunisino, um uzbeque, um iraniano e um ucraniano.

Numa declaração aos jornalistas, o Governador de Istambul disse ainda que dos 259 feridos, 109 já tiveram alta hospitalar.

Até ao momento o ataque não foi reivindicado, mas o primeiro-ministro Binali Yildirim diz que os indícios apontam que o grupo terrorista Daesh (Estado Islâmico) seja o responsável pelo atentado.

O presidente turco reagiu ao atentado poucas horas depois. Para Erdogan trata-se de uma tentativa de atacar a Turquia através da morte de inocentes. O Presidente afirma que "é claro que o ataque não pretendia outra coisa que não fosse gerar propaganda contra o nosso país usado apenas a dor e o sangue de inocentes".

Erdogan escreveu em comunicado que espera agora que o mundo mostre uma "posição decidida" contra os grupos extremistas.

A televisão turca HaberTurk publicou no Twitter imagens e um vídeo que dá conta do momento do ataque. As imagens podem chocar. As explosões são bem visíveis.

A agência de notícias Reuters falou com uma fonte oficial que conta que dois homens rebentaram as bombas antes de chegarem à zona do controlo por raio-x. Antes, tinham feito disparos e quando a polícia tentou neutraliza-los eles fizeram-se explodir.

Só neste ano já aconteceram cinco atentados na Turquia. Já neste mês de Junho foi atacado um carro da polícia, num atentado que matou 11 pessoas. Em Março tinha havido dois ataques: um na avenida principal de Istambul, associado ao Daesh, outro numa praça de Ancara, reclamado por um grupo armado turco. Em Fevereiro, tinha sido atacado uma caravana de autocarros transportando soldados e em Janeiro, um bombista suicida fez-se explodir matando 10 turistas no centro de Istambul.

Fonte: TSF
____________
NB: Enviem-nos as notícias das vossas localidades, os vossos eventos, com textos em Word e imagens em JPG para editorlitoralcentro@gmail.com serão de imediato divulgadas.


J. Carlos

Nenhum comentário:

Postar um comentário