domingo, 10 de julho de 2016

É hoje, é hoje! Portugal joga para a história

Euro 2016
Euro 2016
12 anos depois, Portugal volta à final de um Europeu. É hoje, é hoje! Quando forem 20h00 e o árbitro Mark Clattenburg apitar para o início do Portugal-França, joga-se também história. Ficaremos a 90 minutos (ou a 120, ou ao que quer que seja se o jogo for a penátis) de conseguir o primeiro troféu numa grande competição.

Os portugueses parecem otimistas. É ouvir Fernando SantosRonaldoPepe,Quaresma (de penteado novo para dar sorte) ou o engraçadíssimo embaixador dos EUA. Os franceses estão entre o apreensivo e a azia. Leia-se o que disseDeschamps ou Hugo Lloris, mas também Rothen e até uma casa de apostas irlandesa.

O duelo maior far-se-á entre Ronaldo, o jogador dos recordes numa seleção que também os está a bater, e Griezmann e companhia, pela equipa da casa (apesar de o ‘lourinho’ gaulês ser neto de um português que até jogou no Paços de Ferreira). Será, também, um jogo para ajustar velhas contas.

Até tudo começar, pode ficar com esta seleção de textos que preparámos com tudo o que há para ler sobre a final do Euro 2016. Ou seguir os últimos acontecimentos ao minuto, pois já estamos em direto. Depois, ponha o cachecol e junte-se novamente a nós. Queremos fazer a festa. Será histórica.

Este homem descobriu 10 jogadores da seleção. E fala deles um a um

Aurélio Pereira, o sr. Aurélio Pereira, fez de tudo no Sporting: foi jogador, treinador e criou há 30 anos o departamento de recrutamento que descobriu Futre, Figo ou Ronaldo. Hoje fala dos "meninos" que tem na final do Euro. São dez!

As memórias da final de 2004 pelos jogadores que a jogaram

Jorge Andrade era titularíssimo na defesa. O guarda-redes Quim nem do banco saiu. Mas um e outro recordam agora o que correu mal na final contra a Grécia há 12 anos. E garantem, num misto de otimismo e de experiência: "Vamos vencer a França".

E onde andam eles agora, os quase-heróis de 2004? Este vídeo mostra

Foi por pouco. Portugal chegou à final, em casa, mas perderia contra a surpreendente Grécia. Ainda assim, vale a pena recordar os protagonistas de então e o que eles fazem agora. O que é feito deles, de Ricardo a Deco, de Pauleta a Figo?

Dicionário. Um Euro de A a Z, onde às vezes as letras não batem certo

No último dia do Euro, o Bruno Vieira Amaral recorda as palavras-chave essenciais, letra a letra. E sim, o "K" é de Pepe e o "S" é de Renato. Já Ronaldo está espalhado um pouco por todo o alfabeto.

A (extremamente) morte térmica do futebol neste Europeu

Rogério Casanova parte de Alexandre, o Grande para analisar a nossa participação no Europeu. No retrato que pinta, sobressai Fernando Santos. Ah, é verdade, ele acertou no texto de prognóstico inicial.

Scolari. O seleccionador da final perdida de 2004 explica como podemos ganhar esta

Em 2004, levou os portugueses a sonhar e pôr milhões de bandeiras à janela. Agora, desde a China, onde treina o Guangzhou, quer uma outra história: com final feliz. E por isso fala da competência do seu sucessor, Fernando Santos, e da personalidade do seu menino, Ronaldo, agora capitão.

Porque salta tão alto Ronaldo? A ciência explica (é como ter asas nos pés)

Tão alto quanto um urso pardo, mais velozque um coiote. Elevou-se aos 3 metros de altura para fazer um remate de cabeça a 71,3 km/h no jogo frente ao País de Gales. Já tinha feito o mesmo nas meias-finais do Euro 2004. Onde estão as asas de Cristiano Ronaldo?

E como vamos de recordes? Há mais para bater por Ronaldo e pela seleção

Ronaldo igualou o francês Michel Platini como melhor marcador da história dos Europeus de futebol. Mas os recordes vão além do capitão. Renato Sanches é o mais jovem de sempre a atuar numa final, ultrapassando Ronaldo. Rui Patrício é o guarda-redes com mais jogos.
Imagem

Como se preparou Paris para a final entre França e Portugal

O Diogo Pombo andou pela capital francesa à procura de histórias: foi aos cafés dos atentados de 13 de novembro, falou com o chefe da delegação de polícias portugueses e depois bateu à porta de uma porteira. E a história de Manuela vale por todas as outras juntas.

Como joga a França? Com um matulão de crista e um puto que tem avô português

Portugal tem tudo a perder: a França já eliminou "o" favorito, está a jogar em casa e ainda tem o melhor jogador do Euro:Griezmann, o tal cujo avô português jogou no Paços de Ferreira. Mas se Portugal vencer, cala os críticos... e vinga a história.

Ronaldo e Pepe: será que eles conseguem a dobradinha europeia?

A possibilidade de vencer Taça dos Campeões Europeus e Campeonato da Europa no mesmo ano começou em 1964, com Luis Suárez, um espanhol do Inter de Milão. Só dez jogadores o conseguiram até hoje. Ronaldo e Pepe podem ser os próximos.

Na Musgueira, onde do futebol de rua nascem Renatos, é assim que se vê o heroi deste Europeu

Na Musgueira, onde Renato Sanchesnasceu para o futebol, ainda há muitos miúdos a jogar à bola na rua. Eles garantem: "É aqui que aprendes tudo. A fintar, a rematar, a ter raça." Claro que é. E o seuherói também só podia ser o das rastas.

Simões também está encantado com Renato. E explica como é ser estreante na seleção

"Um golo num jogo de Europeu ou Mundial é a consagração", diz António Simões, lembrando o seu golo ao Brasil, em 1966. Renato Sanches encanta-o e o "Magriço" explica porquê e como é ser estreante e dos mais novos numa seleção.

Ronaldo e Nani, a história de uma amizade que agora os junta em Paris

Não se cruzaram em Alvalade. Quando Nani chegou ao Sporting, Ronaldo partiu para Manchester. E foi aí, no United, que venceram tudo e se fizeram inseparáveis. Mas Nani estragou a Ronado o golo de uma vida. História que merece a festa conjunta.

Nani, recordado por quem jogou com ele no Real Massamá

"Diziam que ia dar estrela", conta Rui Catalão sobre Nani, com quem conviveu três anos no Real de Massamá. "Ele só precisava que um clube grande pegasse nele para o lapidar e o Sporting fez isso." História do “franzino” que era “mágico” e tinha o céu no caminho.

Rui Patrício, o guarda-redes que só o é porque outro amuou

Era matulão, queria ser avançado e só foi à baliza porque um jogador amuou. A família é do Benfica, mas ele optou pelos leões. Estreou-se pela primeira vez na equipa principal do Sporting a defender um penálti. Como o que nos ajudou a chegar à final.

Como cresceram os miúdos desta seleção. Temos evolução! Teremos caneco?

William, João Mário, Rafa e Guerreiro estiveram na final do Euro 2015 (sub21) e agora estão em França. Como eles evoluiram desde a vitória no Euro 2003 (sub17) até hoje? Teremos um futuro risonho? E, já agora, a Taça?
Imagem

Mario Kempes, o campeão da Argentina que torce o nariz a Portugal. Vamos desiludi-lo?

Diz que há "várias coisas" das quais não gosta na seleção portuguesa. Mas a sua opinião vale o que vale. O que valia mesmo era o seu futebol. Mario Kempes, campeão mundial pela Argentina, em 1978, está a trabalhar no Europeu e prefere seleções sem grande nome.
Mais pessoas vão gostar das Novidades Observador. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário