domingo, 10 de julho de 2016

Porque o desafio das cuecas não deve ser levado a sério pelas mulheres

De quando em vez lá aparece um novo desafio online. Depois de uns tantos que apelavam pela magreza, surge um novo que pode ser perigoso para o sexo feminino.
© iStock
Tocar com as mãos por detrás das costas, colocar um iPhone em frente aos joelhos, preencher as covas dos ombros com moedas, comparar a cintura com uma folha A4. De quando em vez lá aparece um novo desafio online, mas o mais recente parece ser ainda mais grave.

Dita agora a moda online que as mulheres devem publicar imagens do interior das suas cuecas e sem que haja qualquer vestígio de fluído vaginal. O objetivo do ‘the panty challenge’ é mostrar que têm uma vagina limpa, mas a verdade é que a ausência de fluído não significa, de todo, uma melhor saúde genital.

Além de poder ser bastante enganador – uma vez que já foi mais do que provado de que aquilo que é partilhado nas redes sociais nem sempre corresponde à verdade – este desafio tem um lado bastante problemático, uma vez que induz as jovens em erros sobre a saúde genital e sobre a importância dos fluídos e do corrimento.

Segundo a especialista em saúde sexual Emma Kaywin explica ao site Bustle, “o corrimento vaginal expulsa bactérias e células mortas”, o que, por si só, tem um sentido de limpeza, ao contrário do que o desafio tem tentado provar – mas que, felizmente, muitas mulheres têm boicotado.

“A consistência e abundância do fluído pode mudar de acordo com o ciclo menstrual de cada mulher”, continua, acrescentando que “o modo como as hormonas ‘flutuam’ durante o mês” é também capaz de interferir com a qualidade do fluxo que, quando anormal, deve ser motivo para visitar um médico, não por sujidade (claro), mas porque pode indicar algum problema de saúde que necessite de cuidados – especialmente se ao corrimento estiver associada comichão ou ardor.

Como explica a ginecologista Sheila Sediciais ao site  Tua Saúde,, “nem todo o corrimento é sinal de doença ou infeção, pois é normal na mulher existir a saída de pequenas quantidades de secreção branca ou transparente, fluida e sem odor, que mantêm a lubrificação vaginal. Além disso, o corrimento semelhante à clara do ovo pode indicar o período fértil da mulher”.


Fonte:noticiasaominuto

Um comentário: