domingo, 10 de julho de 2016

Piloto enganou-se e aterrou avião com 130 pessoas em base militar

Uma tripulação da Delta Airlines está suspensa, depois de ter confundido a pista da base aérea de Ellsworth com a pista do aeroporto regional de Rapid city, no Dakota do Sul, EUA.

O incidente sob investigação aconteceu na última quinta-feira, quando o Airbus A320 da Delta com 130 passageiros fazia a ligação entre Minneapolis e Rapid City. O problema é que a base militar dista apenas 16 quilómetros do aeroporto e a pista tem uma configuração semelhante, o que confundiu a tripulação.

Após a aterragem, os passageiros foram obrigados a permanecer duas horas e meia dentro da aeronave, com as cortinas fechadas, enquanto o pessoal militar fazia uma inspeção minuciosa ao aparelho, revelou um dos afetados pelo engano do piloto.

Este não é o primeiro engano de um piloto no momento de aterrar em Rapid City. Já em 2004, um avião da Northwestern Airlines com 117 passageiros a bordo cometeu o mesmo erro, ficando três horas na pista, revela o jornal britânico "The Guardian".

O caso está a ser investigado pelo NTSB, o organismo norte-americano que supervisiona os serviços de transportes, mas a Delta Airlines já pediu desculpa aos passageiros pelo sucedido. Da parte dos militares, houve apenas a confirmação de que o incidente ocorreu e que foram cumpridos "os procedimentos devidos tendo em conta a situação", para garantir a segurança da base aérea e dos passageiros.

Desde 1990, há registo de 35 aterragens na pista errada nos EUA, sendo que em grande parte delas os pilotos pilotavam à vista com autorização do controlo aéreo. Muitos dos incidentes ocorreram durante a noite, com os pilotos a afirmarem posteriomente que tinham sido enganados pelo avistamento das luzes de uma pista, revela ainda o jornal britânico.

Há registo de algumas situações de perigo eminente, com aeronaves a pousarem em pistas muito mais curtas do que aquelas onde estava previsto aterrarem.


Fonte: Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário