Fazendo parte do Protocolo assinado entre a Câmara Municipal de Mira e a Universidade de Coimbra, foram apresentados no dia de ontem, sexta-feira, as primeiras duas apostas destas entidades, que são frutos desta parceria. O autarca Raul Almeida e os Professores Miguel Pardal e Henrique Pereira apresentaram, no Salão Nobre da Câmara Municipal, o Summer School e a Ciência na Praia.
Summer School será um verdadeiro "curso prático", segundo as palavras do Prof. Miguel Pardal, que afirmou que "durante 3 dias - de 14 a 16 de Julho - entre 20 a 25 alunos daquela Universidade estarão em Mira para fazer investigação sobre assuntos tão variados como os cogumelos ou a pesca". Serão aulas ministradas desde o período da manhã até a noite, onde os alunos poderão "sair do ambiente fechado da Universidade, criando um verdadeiro espírito de grupo que trará ganhos indiretos para todos: universitários e comunidade local". Já Raul Almeida fez questão de vincar a ideia de que "a associação a uma Universidade de prestígio como esta, para além dos conhecimentos que acarretam, também são capazes de gerar empregos de qualidade" na região.
Quanto ao Ciência na Praia, trata-se de "uma forma de aproximarmos a ciência ao público, com diferentes temas durante 5 seções", nas palavras do Prof. Henrique Pereira... e a primeira é já hoje!
"Do desaparecimento das abelhas ao fim do mundo" (hoje, 9 de Julho); "A vida entre marés" (dia 16); "Plantas assassinas" (dia 23); "Machos e Fêmeas: juntos os separados?" (dia 24) e finalmente, "Aquacultura: o que come a nossa comida" (dia 30), são os temas diversificados que serão expostos e debatidos por cientistas daquela Universidade, trazendo ao "público comum" uma diferente visão da ciência.

summerschool
ciencianapraia