segunda-feira, 22 de agosto de 2016

360º - Porque é que os Jogos Olímpicos correram mal a Portugal? (Ou será que correram bem?)

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia, no Rio de Janeiro...
Um primeiro-ministro japonês com chapéu de Super Mário? Um grupo de 27 crianças a cantarem um hino?Uma chama olímpica que se apaga? Foi assim a cerimónia de encerramento dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro - as fotos mostram como tudo se passou esta madrugada.
Foram 19 dias esgotantes que vão ficar para a história do desporto. Por isso, o Milton Cappelletti e o Tiago Palma juntaram as 19 imagens icónicas destes Jogos. (As fotografias só não mostram uma coisa: a canalização da barra da Tijuca, quequase entupiu com a dose maciça de preservativos que os atletas deitaram fora durante os Jogos.)

A última medalha de ouro foi entregue aos Estados Unidos, que venceram a final de basquetebol contra a Sérvia por 96-66 e se tornaram assim tricampeões olímpicos (é tão pouco surpreendente que quase não é notícia).

No Rio, houve consagrações (sim, Bolt!); surpresas (sim, Biles!); e desilusões (não, Lochte...). O Tiago Palma juntou os dez atletas e equipas que nos fizeram gritar de euforia, de pasmo e de fúria.

Acabados os Jogos Olímpicos, chega a altura de fazer a autópsia da participação portuguesa. Foi boa ou má? E se não foi tão boa como podia ter sido, a culpa é de quem? Dos atletas, que não chegaram onde deveriam? Do Estado, que não os apoiou como se exigiria? O Tiago Palma juntou as respostas de todos para tentar perceber como se pode melhorar para Tóquio, em 2020.


Informação relevante
Marcelo Rebelo de Sousa também está contra o Governo.Depois do BE, do PCP, do PSD e do CDS, o Presidente da República fez saber (à SIC Notícias) que não quer mudanças na lei bancária feitas com o único objetivo de salvar alguns dos nomes chumbados pelo Banco Central Europeu para a administração da Caixa Geral de Depósitos. Como se escrevia nos maus romances policiais, a trama adensa-se.

Agosto foi o “pior mês para o Governo” (também por causa dos problemas na Caixa) e, por isso, Marques Mendes aposta que António Costa deve estar a preparar uma remodelação para depois da aprovação do Orçamento.Alvos a abater, segundo o comentador: o ministro da Economia, o das Finanças (que “a cada dia está mais fraco”) e o da Educação (que foi “um erro de casting”).

Para aumentar os problemas do governo, sobem as pressões à esquerda. No Bloco, Catarina Martins diz (em entrevista ao Público), que todos os dias se "arrepende" da geringonça e que há uma luta permanente "para ver o que é possível conseguir com a relação de forças" atual. E, no PCP,Jerónimo de Sousa afirma que o Governo "vive na ilusão" de que é possível ter crescimento económico e, ao mesmo tempo, respeitar as "imposições e ameaças" da UE.

E há ainda problemas em tribunal. O Governo já substituiu cerca de 120 dirigentes do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) desde que tomou posse. E há dez que não se conformam e puseram processos judiciais para tentar anular essa decisão. A notícia é do Público.

Há 80 bombeiros a combater esta manhã um incêndio no concelho de Baião, distrito do Porto. O fogo, numa zona de mato, começou no domingo. (Convém lembrar: numa entrevista ao Jornal de Notícias, o ministro da Defesa, José Alberto Azeredo Lopes, disse que considera inevitável o regresso da Força Aérea ao combate aos incêndios florestais.)

O Benfica empatou ontem à noite na Luz com o V. Setúbal (depois das vitórias do Sporting e do FC Porto).O Tiago Palma, que viu o jogo do princípio ao fim, chegou à conclusão que o Benfica os ensina bem: "O primeiro golo na Luz foi de Venâncio, central do Vitória, mas com formação feita no Benfica. Varela, guarda-redes - outro que se 'fez' no Seixal -, defendeu quase tudo. Só não defendeu um penálti".

Na Turquia, uma explosão num casamento fez 51 mortos. O bombista suicida pertencia ao Estado Islâmico e, de acordo com o Presidente Erdogan, teria menos de 14 anos.


Os nossos Especiais para ler no verão

Tirou o curso de Direito, foi expulsa de um tribunal por cruzar as pernas - e, depois, mudou de vida. Manuela Azevedo, que descobriu a música quando dançava com o irmão enquanto pastavam ovelhas, canta músicas que todos conhecem.Os Clã gravaram o primeiro disco há 20 anos e, numa entrevista de vida à Sara Otto Coelho, Manuela Azevedo lembra como tudo se passou.

Outra grande entrevista: Maria João Avillez conversou com Eduardo Cintra Torres. O crítico de televisão deixou uma frase forte: "A RTP não tem uma elite com coragem para fazer diferente".


Notícias surpreendentes

Alexandre O'Neill morreu há 30 anos e a Joana Emídio Marques lembra "0 indomável Xana, que nos esfregou na cara Portugal em todo o seu miserável e risível esplendor, que não aceitou comendas e que correu mais atrás das mulheres que da poesia". Hoje, guarde uns minutos para ler este texto.

Está óptimo tempo para fazer um piquenique, não está? A Rolls Royce também acha que sim e, por isso, concebeu o cesto de piqueniques Phantom Zenith Collection. Só vão ser produzidas 50 unidades e cada uma custa 40 mil euros.

Se acha que 40 mil euros nem servem para gorjeta e se o seu campeonato estiver mais nos 2 milhões, então é possível que tenha tentado comprar um Lamborghini Centenario Roadster. Se não tentou, esqueça: eram só vinte e já foram todos vendidos.

Quem tem vertigens deve aceitar este conselho: evite a China. Já foi inaugurada a maior ponte de vidro do mundo (300 metros de altura, 430 de comprimento, 99 painéis de vidro e espaço para 800 pessoas ao mesmo tempo). Veja as fotos e decida se quer mesmo lá ir.

O Vodafone Paredes de Coura (que o Observador acompanhou em liveblog permanente) acabou com a pop eletrónica dos CHVRCHES - e não acabou nada mal. O Pedro Esteves falou com a banda de Glasgow (e até descobriu o que é que aquele "V" está ali a fazer em vez do "U").
Já que estamos a falar do festival: se quer saber o que se passa realmente no parque de campismo, temos fotos; e se quer saber quem estava mais bem vestido, também

Se ainda vai de férias ou se quer simplesmente passar mais uns dias no Algarve (inveja, inveja), a Sílvia Silva temoito sugestões de espaços para dormir que abriram nos últimos meses, com preços que vão dos 1,25€ aos 115€ por noite. Aproveite.

De qualquer forma, esteja no Algarve, no Porto ou em Lisboa (ou em Timbuktu), vá passando aqui pelo Observador. Temos todas as notícias e todas as novidades.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário