segunda-feira, 22 de agosto de 2016

"Declarações de Hélder Amaral sobre MPLA são de enorme hipocrisia"

Luís Marques Mendes considera que “o CDS ultrapassou os limites” com as declarações proferidas por Hélder Amaral no congresso do MPLA, em Angola.
POLÍTICA MARQUES MENDESHÁ 10 HORASPOR GORETI PERA

A presença da maioria dos partidos portugueses no congresso MPLA, em Angola, foi amplamente comentada, mas o que mais se destacou foram as declarações de Hélder Amaral, que referiu que havia “muitos pontos em comum” entre os dois partidos e os dois países.

Se, por um lado, é já natural a presença do PSD, PS e PCP no congresso do partido no poder em Angola, a presença do CDS é uma novidade, ainda que seja “compreensível”, já que foi convidado.

Menos compreensíveis são as declarações do deputado centrista, que Marques Mendes considera “politicamente obscenas e de uma enorme hipocrisia e oportunismo”.

“Talvez devido à circunstância de Paulo Portas ter hoje em dia uma relação muito forte com as autoridades angolanas, Hélder Amaral foi mais papista que o Papa. Isto gerou desconforto no CDS”, assinalou o comentador, no ‘Jornal da Noite’ da SIC.

No entender do comentador, “a discussão leva a uma reflexão de como Portugal se deve relacionar com as autoridades angolanas e com o regime”.

Nesse aspeto, Marques Mendes acredita que “há duas posições radicais que não devem ser cultivadas. Se, por um lado, temos a mania de sentir preconceito em relação a Angola, por outro, temos uma relação de subserviência, quase estando de cócoras e pedindo desculpas por tudo”.


“Acho que as duas posições são más. Devemos ter uma relação de respeito, porque é um país amigo e soberano, e cooperação, porque a economia angolana e portuguesa estão profundamente ligadas”, aconselhou.

Fonte:noticiasaominuto

Nenhum comentário:

Postar um comentário