sábado, 27 de agosto de 2016

Lucro da SUMOL+COMPAL cai mais de 90% no semestre para 278 mil euros

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O resultado líquido da SUMOL+COMPAL caiu 93% no primeiro semestre, face a igual período de 2015, para 278 mil euros, e as vendas nos mercados externos recuaram 24,8% devido a Angola, anunciou hoje a empresa de bebidas.

No primeiro trimestre do ano passado, a empresa tinha mais que triplicado o seu resultado líquido para 4,2 milhões de euros.

Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a SUMOL+COMPAL adianta que "após a estimativa para o imposto sobre o rendimento, o resultado consolidado com os interesses não controlados foi de 0,3 milhões de euros, contra 4,2 milhões de euros nos primeiros seis meses de 2015".

O volume de negócios recuou 6,4% para 159,2 milhões de euros.

"Assistiu-se a uma regressão de 7% das vendas para 154,8 milhões de euros, com as vendas em Portugal a crescer 4,1% para os 113 milhões de euros, beneficiando da evolução positiva de praticamente todas as gamas de produtos", refere a empresa, no comunicado.

"As vendas nos mercados externos totalizaram 41,8 milhões de euros, um recuo de 24,8% provocado pela conjuntura económica vivida em Angola e pelo enviesamento dos comparativos de vendas no primeiro semestre do ano anterior, em resultado da antecipação de encomendas efetuadas pelos principais operadores deste país, no quadro da introdução de fortes restrições à importação de bebidas", explicou.

"Deste modo, o peso relativo das vendas realizadas nos mercados externos foi de 27%", enquanto "o valor das prestações de serviços progrediu para 4,4 milhões de euros, um incremento de 20,2%", acrescentou.

No período em análise, os resultados operacionais (EBIT) caíram 12,1% para os 13,3 milhões de euros e o resultado antes de impostos, juros, depreciações e amortizações (EBITDA) diminuiu 4,7% para 20,3 milhões de euros.

Em termos de perspetivas para este ano, a SUMOL+COMPAL adiantou que em Portugal "as categorias de bebidas de alta rotação", onde a empresa está presente, "deverão, neste exercício, evidenciar um padrão de crescimento moderado, beneficiando do aumento do rendimento dos consumidores, do incremento do turismo estrangeiro e de condições climatéricas favoráveis no período de verão".

Além disso, a SUMOL+COMPAL "manterá uma forte aposta na inovação, na comunicação e na renovação das marcas. Neste enquadramento, as vendas deverão progredir acima do crescimento do mercado".

Já fora do mercado português, a SUMOL+COMPAL refere que "a evolução negativa das vendas em Angola", que é o seu principal mercado externo, "deverá determinar um decréscimo na atividade internacional".

Por isso, como consequência dos desempenhos previstos para o mercado português e externo, "o volume de negócios e os resultados operacionais da SUMOL+COMPAL, em 2016, deverão ser moderadamente inferiores aos gerados no anterior", concluiu.

Lusa
Foto: dinheirodigital
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