As reservas do grupo sanguineo O -, B - , e AB- só chegam para quatro a sete dias, de acordo com a informação que consta no site Dador.pt do IPST.
O presidente do Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) sublinha, no entanto, que a situação «é normal para a época».
Já no final de Julho, o presidente do Instituto Português do Sangue e Transplantação, Hélder Trindade, tinha feito um apelo aos dadores com tipo de sangue 0- e A- para fazerem as suas dádivas, principalmente os dadores não habituais.
Hélder Trindade explicava na altura que apesar das reservas de sangue estarem estáveis, o mês de Agosto é complicado para as colheitas de sangue.
Tendo em conta as quebras habituais desta época do ano, o presidente do IPST apela aos dadores, nomeadamente os que não são regulares, para doarem o seu sangue e assim garantirem que as reservas não baixam.
Ainda assim, o presidente do IPST ressalvou, em declarações à Agência Lusa, que as reservas são maiores (para 17 dias) se for contemplado o sangue que consta dos hospitais, que efetuam as suas próprias colheitas.
Fonte:radiocomercial
NB: as datas de sessões de colheitas de
sangue a realizar no Posto Fixo da ADASCA em Aveiro podem ser consultadas no
site www.adasca.pt no espaço em agenda ou calendário.
J. Carlos
Litoral Centro – Comunicação e Imagem
_____________________
INFORMAÇÃO SEM FRONTEIRAS!
Nenhum comentário:
Postar um comentário