quinta-feira, 18 de agosto de 2016

METEORITO BIZARRO PODE TER SIDO O PRIMEIRO A VIR DE FORA DO SISTEMA SOLAR


 
JPL-Caltech / NASA
-
Astrónomos encontraram provas de que o meteorito do Lago Tagish, que caiu no Canadá, em 2000, veio do cinturão de Kuiper – que fica nos arredores do nosso sistema solar, para lá de Neptuno.
O meteorito caiu no lago congelado Tagish, no noroeste da Colômbia Britânica, vaporizando-se, mas deixando detritos suficientes para que os cientistas pudessem estudá-lo.
“Estes meteoritos primitivos são muito frágeis, mais como torrões de rochas duras, e muitas vezes queimam-se”, disse Clark Chapman, do Southwest Research Institute, nos EUA, ao New Scientist.
“Mesmo neste caso, apenas foram recuperados alguns quilos de um objeto que tinha cinco metros de diâmetro quando atingiu a atmosfera da Terra”, afirmou.
Há cerca de 16 anos, Chapman e a sua equipa suspeitaram que o meteorito – que não se parecia com qualquer outro encontrado – poderia ser o mais antigo de todos os que se conheceram até hoje.
Segundo os investigadores, quando os planetas gigantes Júpiter, Saturno, Urano e Neptuno estavam a movimentar-se para as suas posições atuais, há cerca de 4 mil milhões de anos atrás, as forças gravitacionais atiraram rochas do cinturão de Kuiper para a cintura de asteróides, muito próximo da Terra.
Uma dessas rochas terá atingido o nosso planeta e caído no Lago Tagish, no Canadá, onde foi descoberto.
De acordo com a Space, a hipótese de que o meteorito tenha vindo do cinturão de Kuiper poderá ser confirmada em breve.
A missão New Horizons, da NASA, vai visitar o 2014 MU69 – um objeto transneptuniano que reside na região – o que significa que os cientistas deverão recolher amostras para uma comparação.
BZR, ZAP

Nenhum comentário:

Postar um comentário