quinta-feira, 18 de agosto de 2016

360º - Sinal amarelo à nova CGD; como Paulo Azevedo antecipou o fim do GES; e as últimas esperanças de medalhas

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia

Por seis meses e à condição. A nova administração da CGD foi finalmente aprovada pelo BCE mas com limitações. O Banco Central Europeu chumbou oito administradores não-executivos propostos para a Caixa porque excediam o limite “ao número de funções desempenhadas em órgãos sociais de outras sociedades" e António Domingues só poderá acumular presidência da comissão executiva e do conselho de administração por seis meses. Sobre o chumbo, o Governo diz que vai mudar a lei para aprovar os oito administradores em causa. Sobre a acumulação de cargos de António Domingues, diz que vai bater o pé.

A Turquia continua quente. Duas explosões em duas cidades turcas, separadas por 500 quilómetros, fizeram esta quinta-feiratrês mortos e mais de 70 feridos.

O FC Porto empatou com a Roma no Dragão e a qualificação para a fase de grupos da Liga dos Campeões está em risco. Tudo se vai decidir terça-feira em Itália, depois de um jogo em que o caso esteve mal parado para os portistas, mas uma expulsão na equipa italiana (e que equipa estaaliviou a pressão e permitiu o 1-1. Poucochinho.

Começou o festival (de culto) de Paredes de Coura. Os We Trust, acompanhados por uma orquestra de jovens, anunciaram "o último concerto". Outra orquestra, a dos adultos, foi o principal destaque.




Ainda não foi ontem, será hoje? As esperanças olímpicas portuguesas estão agora reduzidas à canoagem e ao hipismo. Esta tarde, a partir das 13h00, Emanuel Silva e João Ribeiro disputam a final de k2 1.000 metros; amanhã, sexta, a partir das 14h00, a cavaleira Luciana Dinis estará na final de saltos de obstáculos. Também amanhã, os quatro canoístas portugueses nos Jogos começam a disputar as eliminatória de k4 1.000m.

Ontem foi Rui Bragança quem ficou pelo caminho. O lutador de taekwondo falhou a luta pelas medalhas, acabou em 9º, mas estava orgulhoso. O Hugo Tavares da Silva, no Rio, viu e ouviu o estudante do 5º ano de Medicina e bicampeão europeu que quis ser nadador mas a quem uma alergia ao cloro atirou para esta arte marcial. E conta o que o rapaz de 24 anos, grato à família, fez e pensa fazer até Tóquio, desde que não volte a ser com dinheiro dos pais.

Bragança pôs assim o dedo na ferida dos apoios aos atletas obrigando o Governo a justificar-se. O secretário de Estado do Desporto, João Paulo Rebelo, disse que o pouco apoio deve-se à escassez de recursos do País.

Quanto à madrugada, foi de Bolt. O velocista jamaicano qualificou-se (novidade, não é?!) facilmente para a final de 200 metros que vai correr logo depois das duas da manhã. E teria sido mais rápido senão tivesse voltado a cortar a meta a sorrir para os adversários. A seu lado, as maiores surpresas serão o holandês Churandy Martina  e  o espanhol Bruno Hortelano. O americano Justin Gatlin e o jamaicano Yohan Blake ficaram de fora. O melhor é ver as fotos de um dia em que até houve bicicletas voadoras.

Dia que foi marcado por questões de justiça. Os nadadores americanos Ryan Lochte, James Feigen, Gunnar Bentz e Jack Conger estão retidos no Brasil (foi-lhes retirado o passaporte) porque terão falseado o seu próprio assalto no Rio de Janeiro. Um membro do Comité Olímpico Internacionalfoi detido por fazer parte de um esquema de venda ilegal (a preços exorbitantes) de bilhetes para os Jogos.

Olhando para os momentos mais marcantes que estes Jogos já nos deram, vale a pena voltar a Van Nierken.Veja em gráfico, passo a passo (literalmente), como o sul-africano (treinado por uma mulher de 75 anos e filho de uma atleta que nunca foi olímpica por causa do apartheid) bateu o recorde mítico de Michael Johnson nos 400 metros. E nunca é demais falar em Simone BilesA ginasta estrela é a terceira norte-americana a conseguir cinco medalhas nuns JO, depois de Katie Ledecky e Missy Franklin e igualou os feitos de Szabo, Latynina e Caslavaska com quatro ouros.
Mas antes de Simone Biles deslumbrar no Rio, outras ginastas fizeram históriaAs dinamarquesas foram as primeiras mulheres nuns Jogos Olímpicos. Foi em Londres 1908, mas elas não competiram, foram só em demonstração.

Outras (belas) histórias destes Jogos:


Informação relevante
As Finanças justificaram ontem o diploma que vai permitir o acesso do Fisco a todas as contas bancáriascom compromissos internacionais entre Portugal, a União Europeia e os EUA. O diploma será, por isso, apenas ajustado, depois das críticas da Proteção de Dados e das associações de consumidores, mas sem pôr em causa solução de fundo.

O Ministério Público está a investigar a existência de um eventual crime no processo de reabilitação do Mercado do Bolhão. A abertura do inquérito surgiu após uma queixa do arquiteto Joaquim Massena, autor de um projeto para o mercado portuense em 1998, que acusa as obras em curso de violarem a Lei de Bases do Património Cultural.

Balanço dos grandes incêndios da semana passada22% do concelho do Funchal foi consumido pelas chamas deixandoprejuízos de 61 milhões. E Portugal tornou-se responsável pormais de metade da área ardida este ano na Europa. O fogo mais polémico parece ser o de Sp. Pedro do Sul: o PSD também quer uma investigação.

Renzi convidou Hollande e Merkel para discutirem o Brexit na segunda feiraO encontro a três vai acontecer na ilha de Ventotene, ao largo da costa italiana entre Roma e Nápoles. Mas a saída efetiva do Reino Unido da UE pode só acontecer em 2019.

O PP deu carta branca a Mariano Rajoy para negociar com o Ciudadanos uma solução de Governo para Espanha. Maso processo está longe de estar concluído. Os próximos 45 dias vão ser decisivos: veja o calendário complicado da política vizinha.

Um comboio descarrilou em França, perto de Montepellier, devido ao mau tempo. O acidente fez pelo menos 50 feridos, dez deles em estado grave. Não há registo denenhum deles ser português.


Os nossos Especiais para ler no verão
Em 2015, Paulo Azevedo, testemunhou no âmbito da Operação Marquês. E foi claro: disse que em 2007, sete anos antes da queda do GES, já o grupo de Ricardo Salgado estava falido e toda a banca o sabia. Mais: o líder da Sonae falou ainda das relações privilegiadas de Salgado com José Sócrates e na aliança de ambos na PT. Ligações que agora estão no centro da investigação ao ex-primeiro-ministro, como explica o Luís Rosa.

Ontem celebraram-se os 50 anos da morte de António Pedro, um artista português com o samba na alma que ainda aguarda consideração pela sua obraA vida, as paixões e a arte de um homem que deixou um legado único -- e que cruzou poesia, jornalismo, romance, galerismo, pintura, edição, radialismo, crítica, tradução e escultura --, recordados pelo Vasco Rosa.


Notícias surpreendentes
O rei de Bafut tem quase cem mulheres. Abumbi II é o 11.º fon (rei) desta região sul dos Camarões. E se acha o número de esposas exagerado, saiba que muitas delas foram herdadas do pai.

Vem aí um filme sobre a vida da secretária de Joseph Goebbels, o ministro da Propaganda nazi. Brunhilde Pomsel, agora com 105 anos, garante que nunca soube, nunca percebeu nada do que se passava.

Por falar em cinema, hoje há estreias. O Eurico de Barros destaca "A Vida Secreta dos Nossos Bichos", um caos zoológico produzido pelos criadores dos "Mínimos". E dá-lhe estas três outras sugestões.

Se está de volta ao trabalho não comece já a roer as unhas. O hábito chama-se onicofagia e tem consequências.

Outra coisa que vale a pena saber: a câmara do telefone serve para mais que vídeos e fotos. O melhor é ver quais sãooutras 10 grandes utilidades.

Sempre útil, se se quiser manter bem informado, é ligar-se continuamente ao Observador. Cá estaremos, a seguir as hipóteses de medalhas olímpicas para Portugal e as grandes competições destes Jogos, além de o mantermos a par da restante atualidade.

Um bom dia, feliz e produtivo
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário