quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Os Psicopatas Sexuais

Espaço Comportamento
 
I – Um capítulo especial, importante e relativamente recente, da Psicopatologia Criminal, é o do estudo do grande grupo dos psicopatas, cujo estudo patológico é de natureza sexual.
II – A psicopatia sexual é a sexualidade anormal ou, melhor, a satisfação anormal dos instintos sexuais realizada com perversidade que, neste caso, recebe o nome de perversidade sexual.
A satisfação normal do instinto sexual é posta em prática por duas pessoas de sexo diverso e pela união das partes genitais seguida de coito. Qualquer outra forma por que se satisfaça o apetite sexual é anormal e como pervertidas são consideradas as pessoas que se entregam a estes modos pervertidos de satisfação sexual, às quais a psicopatologia, denomina psicopatas sexuais, e que praticam, portanto, a perversidade sexual ou a perversão sexual. Para a realização da primeira praticam-se, em geral, actos abomináveis, na da última observam-se fenómenos mórbidos congénitos.
III – O estudo especial das psicopatias e dos psicopatas sexuais, tem um extenso âmbito, e deu lugar a um novo ramo das ciências que o DR. Rohleder, de Leipzig, designou por Sexologia, e que, pela denominação do Prof. Saldana é «a enciclopédia das ciências do sexo». Divide-se em várias partes muito importantes: Sexologia Biológica ou a biologia dos sexos; Sexologia Psíquica, ou psicologia da vida sexual; Sexologia Sociológica ou Sociologia sexual; Pedagogia sexual, Ética Sexual, Direito das relações sexuais, Criminologia sexual, Psiquiatria sexual, Arte sexual ou seja a Sexologia estética, Politica sexual ou Sexologia legislativa e Filologia sexual.
Resultado de imagem para frases sobre os psicopatas sexuaisPara discutir cientificamente os graves e vastos problemas da Sexologia, lançou-se mão de vários meio. Assim, organizou-se, sob a direcção dos conhecidos sexólogos, Augusto Forel, Henrique Havelok Elis, Magnus Hirschfeld, a Liga Mundial para a reforma sexual que promoveu já vários Congressos Internacionais. Completam este movimento científico, diversas Revistas e Bibliotecas para as ciências sexuais, editadas, especialmente, na Alemanha, onde está à testa deste movimento científico o Prof. Dr. Hirschfeld. Também, em Berlim, funciona um Instituto de Ciências Sexuais.
IV – O número dos psicopatas sexuais é avultado e interessando grande parte deles sobremaneira à Psicopatologia criminal e à justiça criminal.
Estão neste caso os fenómenos psicopatológicos sexuais da homossexualidade ou uranismo, a sodomia (bestialidade), o fetichismo, o exibicionismo, o masoquismo, o sadismo, a necrofilia e o onanismo.
V – O problema sexual com ele o dos fenómenos da psicopatologia sexual tem, como bem o salientou Forel, uma importância especial para a justiça criminal, não só em virtude dos delitos sexuais considerados no sentido mais estrito (estupro, bestialidade, sadismo, masoquismo, fetichismo, etc.) mais ainda pelas suas relações indirectas, com outros como por exemplo, o sadismo com o homicídio por prazer, o fetichismo com o homicídio, furto, roubo e ofensas corporais, etc.
Estudemos, em seguida, os problemas psicopáticos sexuais, do interesse para a justiça criminal.

*Dr. Ladislau Thot, Transcrito do Livro Psicopatologia Criminal. O próximo artigo é sobre A Homossexualidade.

Condensado por J. Carlos


Nenhum comentário:

Postar um comentário