quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Hoje é dia do Expresso das Ilhas. Destaques da edição 768

Hoje é dia do Expresso das Ilhas. Destaques da edição 768
A edição 768 do Expresso das Ilhas faz manchete com a ENTREVISTA a Arlindo do Rosário, Ministro da Saúde: “A Saúde e Segurança Social podem e devem caminhar de uma forma paralela e integrada”. Nesta primeira entrevista exclusiva ao Expresso das Ilhas, Arlindo do Rosário expõe as grandes linhas de actuação do ministério da Saúde e Segurança Social para esta legislatura. Nas suas palavras, o ministério que tutela irá consolidar os ganhos do Serviço Nacional de Saúde que deverá ser sustentado não só pelo sector público, mas também pelo sector privado. Em relação à segurança social preconiza uma segurança social mais justa e equilibrada e a sustentabilidade financeira do sistema a longo prazo. O ministro defende que se torna importante a definição de uma política para a Saúde e Segurança Social. “De facto, há uma visão em que a Saúde praticamente aproveita-se da segurança social. Isso é um erro. A saúde nunca irá aproveitar-se da segurança social. A saúde irá potencializar a segurança social”.
As autárquicas em São Vicente, é outros dos destaques: enquanto Augusto Neves quer uma vitória clara para governar sozinho, António Monteiro acredita que é o melhor candidato para protagonizar uma mudança para defender os interesses de São Vicente.
A corrida pelo mercado da economia digital. Cabo Verde ocupa o 84º lugar no índex da conectividade global, publicado há poucos dias pelo Fórum Económico Mundial e é o 10º país africano no ranking. Números aparte, esta classificação significa que há ainda muito trabalho a fazer numa altura que o mundo dos negócios entra numa nova fase: a transformação para a economia digital. O aumento de um ponto percentual na conectividade global tem impactos que variam no crescimento da competitividade, na inovação e na produtividade de cada país (com subidas que variam entre os 2,1 e os 2,3 por cento). Cabo Verde passou de 87ª a 84ª economia conectada do mundo (em 138 países), de acordo com o Relatório Global de Tecnologia da Informação 2016, mas pontuação continua a ser 3.8, a mesma do último ano. Na economia do futuro, o mundo inteiro, desde a maior cidade à mais pequena aldeia, estará digitalmente ligado, a competir no mercado global. Ao mesmo tempo que os países forem alcançando o nível máximo de conectividade, a era da inovação aumentada nascerá: computação em nuvem, inteligência artificial, a análise de big data para alcançar um nível de inovação nunca antes possível – aquele que transcende as barreiras físicas e as limitações do cérebro humano. E este mundo não está assim tão longe, a inovação aumentada, segundo o Índex Global de Conectividade lançado recentemente pela Huawei, deve chegar em 2020.
Desigualdade Social: Ter ou Não Ter. Nesta terceira e última parte da série sobre a Desigualdade Social em Cabo Verde, trazemos exemplos concretos: aspectos de duas realidades apostas que convivem no mesmo país; a história de duas jovens de meios sociais diferentes, e de como o perfil financeiro da família de ambas afectou as suas vidas.
Também nesta edição: Voltamos ao Rio de Janeiro porque Zezinha Andrade estreia-se esta quarta-feira nos Jogos Olímpicos. 
No interior, a opinião de Casimiro de Pina, A “política da felicidade”: uma ideia totalitária; de Paulo Alexandre dos Santos, As escolhas individuais intervêm e dirigem as instituições; de Victor Lobo, Um projecto desportivo de estrutura sólida; e regressa também Humberto Cardoso, com o emcima, esta semana com análises à suspensão do mandato do Presidente da República, à estória dos dois Primeiros-ministros e à política pós-facto.

quarta, 17 agosto 2016 14:10

Nenhum comentário:

Postar um comentário