quinta-feira, 18 de agosto de 2016

JULIUS YEGO, O ATLETA QUE APRENDEU A LANÇAR O DARDO NO YOUTUBE


 


Ao contrário da grande maioria dos atletas que participam nos Jogos Olímpicos, o queniano nunca teve um treinador e aprendeu a lançar o dardo a ver vídeos no YouTube.
Os Jogos Olímpicos apaixonam os telespetadores pelas histórias de superação dos atletas e Julius Yego é mais um exemplo disso.
O queniano aprendeu a lançar o dardo sozinho, ou melhor, vendo vídeos no YouTube dos seus ídolos, o checo Jan Zelezny (campeão olímpico em 1996 e 2000) e o norueguês Andreas Thorkildsen (campeão olímpico em 2004 e 2008).
O atleta é a prova viva de que quando se quer uma coisa, se consegue alcançá-la.
Aos 27 anos e sem nunca ter tido um treinador a dizer-lhe o que estava a fazer bem ou mal, conquistou a medalha de ourono Mundial de Atletismo de Pequim, no ano passado, com um lançamento de 92,72 metros e chegou aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.
Um homem quis, o queniano sonhou e a Internet criou a carreira.
“Estava a esforçar-me muito, mas não sabia se estava a fazer tudo correto. Assim, em 2009, decidi procurar na Internet como tinha que fazer. Foi desta forma que desenvolvi uma grande disciplina e aprendi como deveria treinar”, lembrou Yego ao jornal El Bocon.
Foi através dos “ensinamentos” que tirou das prestações dos ídolos que conseguiu ganhar o Campeonato Mundial Africano em 2011.
“Quando o campeonato acabou, as pessoas que me entrevistaram queriam falar com o meu treinador para saber como foi a minha preparação. Elas não acreditaram quando eu lhes disse: ‘Youtube’”, contou o atleta à CNN.
Passou a ser conhecido como “Mr. Youtube” e recebeu uma bolsa de aprendizagem na Finlândia, oferecida pela Federação Internacional de Atletismo, para se poder preparar para os Jogos Olímpicos de Londres, em 2012.
Foi o primeiro queniano a participar naquela modalidade (lançamento do dardo) nas Olimpíadas e bateu o recorde nacional. Acabou por ficar em 12º lugar na final.
Voltou a arrecadar o ouro nos Campeonatos de África, em 2012 e 2014, e nos Jogos da Commonwealth. No ano passado atingiu o auge da carreira, com a sua melhor marca de sempre:92,72 metros.
Esteve para não viajar para o Rio de Janeiro por não ter bilhete. Comentou isso na sua página de Facebook e os atletas da comitiva queniana recusaram-se a viajar até que a situação de Julius fosse resolvida.
A Federação conseguiu um voo para o Brasil a partir de Angola e agora Julius Yego está muito entusiasmado com a segunda participação nos Jogos Olímpicos.
Na próxima quinta-feira, dia 18 de agosto, ficaremos a saber se o “Mr. Youtube” consegue ser qualificado para a final. Nem que seja preciso recorrer à Internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário