segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Histórias da superstições da região de Cantanhede foram contadas em Mira por Cidalino Madaleno

O professor Cidalino Madaleno deu uma palestra na Biblioteca Municipal de Mira, sob um tema muito em voga por estes dias: a superstição.
Falando de bruxas e das suas múltiplas influências no cotidiano da região de Cantanhede e de toda a Gândara, este escritor e professor de Febres, contou muitos detalhes de como a superstição influenciou (e ainda influencia) a vida das pessoas.
Após exaustivos anos de estudos, para Cidalino Madaleno fica claro que "as superstições tiveram sempre uma ligação intrínseca com a medicina", abrangendo, porém, todas as áreas da vida humana.
Utilizando sempre textos da imprensa regional para provar as suas teses, a dada altura disse que, por aquela altura, "as pessoas procuravam estar bem com Deus e o diabo", por via das dúvidas. O clero não tinha poderes para fazer frente às bruxas, já que estas diziam-se capazes de resolver todo o tipo de problemas das populações.
O primeiro automóvel a chegar a Cantanhede, por exemplo, "era um fantasma diabólico a roncar como um trombone infernal". Já a passagem do cometa Halley a todos deixou aterrados. Estes e muitos outros exemplos procuravam dar a verdadeira dimensão do que as crendices e os receios eram capazes de fazer com as pessoas. De tal ordem era a superstição que - pasme-se - a própria polícia de Cantanhede ia procurar a bruxana tentativa de localizar algum fugitivo da justiça!
"No fundo - disse o professor - as pessoas tinham medo de contrariar as bruxas. Ninguém queria lhes fazer frente... desde o mais iletrado até às altas personalidades locais tinham receio das "capacidades" que bruxas e bruxos diziam possuir!"
Muito mais havia para ser dito. Como foi falado durante o debate, este é um tema por demais complexo pois, na verdade, ninguém pode afirmar com exatidão onde começa ou termina a religião e o oculto, tão ténue é a linha que os separa!
Foram cerca de duas horas de agradável serão que mereciam bem mais espectadores. A forma simples e direta com que o palestrante dirigia-se aos curiosos assistentes fez com que o tempo passasse de forma rápida e agradável.
Este slideshow necessita de JavaScript.
Mira Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário