A Câmara de Albergaria-a-Velha prevê uma aceleração do investimento público no próximo
ano, aumentando o orçamento para 2017 em cerca de 3 milhões de euros, o equivalente a um
aumento de 22 por cento face a 2016. Na base deste aumento estão as obras de requalificação
do Mercado Municipal e um conjunto de intervenções na rede viária em diversos pontos do
Concelho. Os documentos previsionais para o próximo ano foram aprovados por maioria em
reunião de Câmara extraordinária na última sexta-feira e contaram com as abstenções do PSD.
O Executivo de António Loureiro dá conta da redução dos impostos municipais, o IMI com a
taxa mínima, redução na taxa variável do IRS e na derrama, mas considera determinante o
arranque dos programas de fundos comunitários do Portugal 2020, ainda que os apoios para
execução de infraestruturas sejam bastante mais reduzidos que nos quadros comunitários
anteriores. O Presidente da Câmara Municipal reconhece que a política de investimento será
mais intensa, mas obrigatoriamente mais ponderada e rigorosa.
A grande aposta do Município, afirma António Loureiro, é dar continuidade ao programa
eleitoral que foi sufragado em 2013, o que implica o reforço da coesão social e a dinamização
económica. O Autarca Albergariense considera relevantes as verbas destinadas à conservação
e manutenção dos equipamentos municipais, à promoção do empreendedorismo, aos
investimentos prioritários na rede viária, na reabilitação urbana e na eficiência energética.
O Orçamento para 2017 apresenta um valor global de 17 260 746,00 euros, dos quais 12 098
869,00 são receitas correntes; 5 161 877,00 euros são receitas de capital; 10 867 373,00 euros
são despesas correntes; e 6 393 373,00 euros são despesas de capital.
O Executivo de António Loureiro cumpriu o estipulado no Estatuto de Oposição, tendo fornecido
os documentos previsionais e recolhido contributos dos partidos com eleitos em exercício,
dentro do prazo legal. A bancada do PSD na Assembleia Municipal prescindiu desse direito. O
documento segue agora para apreciação e votação na Assembleia Municipal.
____________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário