quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Bem Estar 10 HÁBITOS PARA CUIDAR MELHOR DA MENTE

Foto: iStock / gpointstudio
Veja como tornar sua vida muito mais leve com pequenas atitudes 

Em tempos de crise, vivemos como se estivéssemos correndo contra o tempo. Como se tudo tivesse que ser resolvido para ontem, e 24 horas no dia já não é mais o suficiente para resolver as pendências. Deixar para amanhã? Nem pensar! Tudo precisa ser resolvido aqui e agora. Com isso vem aquela terrível dor de cabeça, estresse e desgaste.
Então, que tal pensar em ir por outro caminho? Abaixo, uma lista com dez dicas simples que vão ajudar a cuidar melhor da sua mente.
1) Ouça músicas que fazem você se sentir bem. Sempre existem aquelas músicas que, quando ouvimos, nos sentimos em outro lugar, os pensamentos voam longe, esquecemos um pouco da nossa vida e entramos na música, nas palavras, na ideia que ela transmite. Isso faz com que o nosso cérebro se desligue da loucura do dia e relaxe.

2) Tire o fim de semana para ficar com a família ou encontrar aqueles amigos que você não vê faz tempo. É normal que, ao ficarmos mais velhos, a responsabilidade aumente e, por consequência, deixemos de lado algumas coisas ou pessoas que antes faziam parte quase que integralmente de nossas vidas. Uma maneira de relaxar é encontrar com os amigos para se distrair, jogar conversa fora, falar de assuntos que você gosta. Tire esse momento para focar em sua diversão e desfrute do bem-estar que seus amigos lhe trazem!
3) Estabeleça um horário para dormir e acordar. Quando conseguimos descansar e usufruir de uma boa noite de sono, o dia seguinte rende muito mais. Acordamos dispostos, sem dores de cabeça e o mau-humor é deixado de lado. Isso porque nosso cérebro e corpo “desligam”, trazendo sossego. 
4) Dê-se um presente uma vez por mês, ou no prazo que você se sentir mais confortável. Não precisa ser nada caro, apenas para que você tenha a sensação de que está fazendo algo por você mesmo. 
5) Leia! A leitura traz inúmeros benefícios para nós. Além de exercitarmos nosso cérebro, a leitura é capaz de nos fazer “desligar” da tomada (assim como a música). Leia coisas diferentes, se você é acostumada a ler romance, leia um livro de ficção científica – já pensou? Encare novos desafios, você pode começar por aí!
6) Tome bastante água! Pode parecer que não, mas a água tem um poder enorme para nos fazer bem. Um desses poderes é em evitar retenções de líquido e inchaços, e quando estamos bem com nosso corpo, estamos bem com a nossa mente também.
7) Se tiver um cachorro, passeie com ele. Além de fazer um bem enorme para o seu bichinho, você estará dividindo um momento de lazer na companhia de um grande amigo, e não tem coisa melhor, né?
8) Quando estiver angustiado, compartilhe sua angustia com alguém de confiança. Quando falamos sobre o que está nos incomodando, é uma maneira de diminuir a angústia, assim como também nos faz pensar melhor se aquilo realmente vale o nosso desgaste.
9) Escreva, mesmo que você não tenha o hábito de escrever. A escrita também é uma maneira de expor nossos sentimentos. Às vezes não queremos falar, mas precisamos colocar pra fora aquele nozinho que está na garganta. Escrever pode ajudar: escreva no computador, no papel, no guardanapo da padaria... 
10) Seja fiel a você e aos seus valores e, principalmente, ao que você acredita. Não se deixe levar por opiniões de quem não sabe o que está se passando com você. Não passe por cima de seus valores porque outra pessoa disse para você que isso ou aquilo é certo. Siga o que seu coração está lhe dizendo – não existe remédio melhor para uma mente tranquila.

Por Thaiana Filla Brotto (Psicóloga) - Psicólogos Paulista
hypescience

_____________________________


Nenhum comentário:

Postar um comentário