quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Operação Zeus: Cinco detidos na investigação da PJ por suspeita de corrupção

Resultado de imagem para Operação Zeus: Cinco detidos na investigação da PJ por suspeita de corrupção
Cinco militares foram detidos na Operação Zeus que investiga crimes de corrupção ativa e passiva para ato ilícito e falsificação de documentos no fornecimento de bens alimentares à Força Aérea, informou esta quinta-feira a Polícia Judiciária.
Em comunicado, a Polícia Judiciária (PJ) refere que o esquema fraudulento poderá ter lesado o Estado em cerca de 10 milhões de euros.
Os cinco detidos vão ser apresentados às autoridades judiciárias para primeiro interrogatório judicial e aplicação das medidas de coação.
Em causa estão suspeitas de "pelo menos, desde o ano de 2015, algumas messes da Força Aérea serem abastecidas com géneros alimentícios, cujo valor a pagar, posteriormente, pelo Estado Maior da Força Aérea, seria objeto de sobrefaturação", revela um comunicado da Procuradoria-Geral da República.
Isto perante um acordo entre militares que trabalham nas messes, fornecedores dos géneros alimentícios e um elemento do departamento do Estado Maior da Força Aérea com funções de fiscalização das referidas messes.
Explica o comunicado que "o valor faturado, no final de cada mês, seria cerca de três vezes superior ao dos bens entregues na realidade. A diferença entre o valor faturado e o dos produtos efetivamente fornecidos seria dividida pelos elementos envolvidos."
Contactada pela TSF, a Força Aérea sublinha que as buscas estão a decorrer em quase todas as unidades com a exceção das regiões autónomas. Acrescenta a mesma fonte que esta investigação e a operação que está a acontecer esta quinta-feira eram do conhecimento das chefias militares que têm colaborado em todo o processo.
No decurso das 180 buscas, efetuadas em simultâneo em 12 bases militares, em 15 empresas e em diversos domicílios, foram apreendidas elevadas quantias em dinheiro, que os investigadores presumem ser o produto da prática dos crimes.
De acordo com a PJ, foram ainda apreendidos outros elementos de "grande relevância investigatória".
Participam na operação 27 magistrados do Ministério Público, cerca de três centenas de elementos da Polícia Judiciária, cerca de quatro dezenas de elementos da Polícia Judiciária Militar e trinta peritos da Unidade de Perícia Financeira e Contabilística e da Unidade de Tecnologia e Informação da PJ.
Fonte: TSF
Foto: Força Aérea
______________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário