terça-feira, 1 de novembro de 2016

Exposição “Ver mais além” Fotografia de Marcelino Matos na Galeria Municipal


A Galeria Municipal da Marinha Grande, situada no Edifício dos Arcos, junto ao Jardim Stephens, inaugura a exposição de fotografia “Ver Mais Além”, da autoria de Marcelino Matos, no dia 5 de novembro (sábado), pelas 16h00. A entrada é livre.

Marcelino Matos, numa viagem imaginária à própria alma e como se citasse Vergílio Ferreira — “O que mais importa não é o novo que se vê, mas o que se vê de novo no que já tínhamos visto” — convida-nos a ver o que há de novo nas coisas e nos lugares que todos (ou quase) já vimos.

Acreditando em Ansel Adams “Nós não tiramos uma fotografia. Fazemo-la.”, seguindo o lema de Raghu Rai: “Se esperarmos … a alma irrompe à vista.” e consciente que “As coisas das quais nos ocupamos, na fotografia, estão em constante desaparecimento, e, uma vez desaparecidas, não dispomos de qualquer recurso capaz de fazê-las reaparecer.”

Na viagem que nos apresenta, que começa ao nascer do Sol e acaba já noite dentro, o olhar de fotógrafo foi atraído 45 vezes para o inusitado, deteve-se no invulgar, focou-se na essência, transcendeu-se para lá do óbvio.

A “visão peculiar” registada em cada paragem traz até nós o “olhar da alma” sobre as “coisas banais” do dia-a-dia.

Mas como se isso não fosse o bastante, ainda nos presenteia com a informação do específico local e objeto fotográfico, que cativou o seu olhar, e suscita-nos uma reflexão implícita no título da fotografia.

A exposição “Ver mais além” pode ser visitada até 11 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00. A entrada é gratuita.


Nenhum comentário:

Postar um comentário