terça-feira, 1 de novembro de 2016

Exposição na Casa da Cultura Objetivos para um desenvolvimento sustentável


“Os Objetivos Globais - Para Um Desenvolvimento Sustentável” é o título da exposição que vai estar patente no Foyer da Casa da Cultura Teatro Stephens, na Marinha Grande, de 19 de novembro a 8 de dezembro. A entrada é gratuita.

A iniciativa é organizada pela Rede Intermunicipal de Cooperação para o Desenvolvimento (RICD), em parceria com a Câmara Municipal da Marinha Grande, e pretende divulgar os objetivos de desenvolvimento sustentável aprovados em Assembleia-Geral das Nações Unidas, em setembro de 2015. A mostra visa ainda dar a conhecer a RICD.

A exposição pretende dar a conhecer os 17 ODS, que fazem parte da nova agenda global para o Desenvolvimento até 2030, através dos 5 P (Pessoas, Planeta, Prosperidade, Paz e Parcerias) que englobam as temáticas dos Objetivos. O intuito é promover a aproximação dos mais jovens às questões da cooperação e da educação para o desenvolvimento.

A RICD, formalmente criada a 15 de março de 2013, é constituída por 17 Municípios Portugueses comprometidos com a realização de um trabalho mais estruturado e eficaz no combate à pobreza no âmbito das suas ações de Cooperação para o Desenvolvimento com entidades congéneres nos Países de Língua Oficial Portuguesa. 

São membros constitutivos da Rede os seguintes Municípios: Alfândega da Fé. Amadora, Cascais, Estarreja, Faro, Grândola, Loures, Maia, Marinha Grande, Miranda do Corvo, Moita, Odivelas, Oeiras, Ourém, Palmela, Seixal e Setúbal.

A iniciativa, facilitada pelo Instituto Marquês de Valle Flôr no âmbito do Projeto Redes para o Desenvolvimento: da geminação a uma cooperação mais eficiente co-financiado pela União Europeia e pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, conta com o apoio institucional da Associação Nacional de Municípios Portugueses. 

Resulta de um trabalho de 3 anos de formação e capacitação de técnicos municipais e de sensibilização das respetivas chefias e munícipes para as questões da Cidadania Global e do Desenvolvimento.

A exposição pode ser vista de terça-feira a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

_______________________


Nenhum comentário:

Postar um comentário