terça-feira, 6 de dezembro de 2016

360º- As (poucas) explicações de Costa sobre a CGD; será que os referendos são maus para a Democracia? (e, atenção atenção, o RAP vai estar em direto)

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia...

Já há novo primeiro-ministro francês, é Bernard Cazeneuve. Substitui Manuel Valls, que ontem se demitiu depois de confirmar a candidatura às presidenciais de 2107. Objectivo: "Lutar contra a direita" e mobilizar a esquerda, que "é grande e bela"

Dos jornais da manhã, destaque para manchete do Público, que conta que os cientistas portugueses estão contra uma exportação que, certamente, a maioria desconhecerá: a de esqueletos dos cemitérios de Lisboa para o Canadá.

No DNoutra nota para a Câmara de Lisboa, que ocultou no site o atraso de algumas (das muitas) obras na capital.

De ontem, noite dentro, vem o veto da Rússia e da China à resolução do Conselho de Segurança da ONU, que pedia um cessar-fogo de sete dias na cidade síria de Alepo.

E também a decisão do Supremo Tribunal Federal do Brasil de afastar Renan Calheiros da presidência do Senado.

Ainda do Brasil, notícia de uma investigação às suspeitas de cartel nas obras de construção dos estádios para o Mundial de futebol de 2014 (alguns deles com assinatura de empresas portuguesas).

E já há anfitrião para os Óscares de 2017: no palco do Dolby Theatre estará o comediante Jimmy Kimmel.

Daqui a pouco (10h00), são conhecidos os resultados de um dos mais importantes barómetros da educação europeia, o Pisa. Será que se voltam a repetir as boas notícias do Trends in International Mathematics and Science Study (TIMSS)?

E hoje é dia de segunda volta nas eleições para a Ordem dos AdvogadosA corrida a dois é entre a atual bastonária, Elina Fraga, e Guilherme Figueiredo.


Outra informação relevante
A CGD foi o tema principal da entrevista de António Costa à RTP ontem à noite. O primeiro-ministro sacudiu as questões mais complexas, limitando-se a usar o argumento da culpa do governo passado. "A situação" da Caixa foi "maquilhada" para se "anunciar a saída limpa do programa de resgate", justificou Costa, para depois garantir que “tudo o que foi acordado com António Domingues foi escrupulosamente cumprido pela parte do Governo”, ainda que não tivesse respondido de quem foi a responsabilidade desse acordo com o ex-presidente da Caixa as exceções que o isentava de apresentar a declaração de rendimentos. Mas deixou a certeza que esse não foi o motivo da demissão (?).

Costa falou ainda do Novo Banco e do restante sistema financeiro português que espera estar regularizado até fim do ano e abordou esse tema tão caro à esquerda (e aos seus parceiros de Governo), da renegociação da dívida. Quer ver essa questão na agenda da UE, acha que a Europa não o vai continuar a ignorar, lamenta que seja mais tarde que cedo, mas espera até às eleições na Alemanha em Outubro.

Voltando à CGD, Paulo Macedo falou ontem pela primeira vez dos desafios que vai ter à frente do banco público, garantido que está a trabalhar para pôr em prática o plano aprovado (e sublinhe-se esta parte de aplicar o plano de António Domingues, aquele que já tem visto prévio de Bruxelas). Mas segundo Passos Coelho, essa recapitalização pode só acontecer no verão de 2017, depois de Portugal ser retirado do Procedimento de Défices Excessivos.

Hoje o tema CGD vai voltar a marcar o dia (e as notícias do Observador). 

  • Às 10h30, serão conhecidas as conclusões do relatório do Tribunal de Contas ao setor empresarial do Estado onde o banco público é protagonista;
  • A partir das 15h00, Oliveira Martins, ex-ministro das Finanças e ex-presidente do Conselho Fiscal da Caixa, é o primeiro nome a ser ouvido na Comissão de Inquérito ao processo de recapitalização;
  • À mesma hora o Parlamento debate as propostas do PSD e do CDS que visam impor deveres de transparência aos administradores da Caixa Geral de Depósitos e alterar o Estatuto do Gestor Público, revogando o famoso regime de exceção criado em julho. Uma das questão em causa é o dos salários elevados: apesar de PCP e Bloco discordarem, vão votar contra as propostas da direita (que até Marcelo defende). 

Com a recapitalização da Caixa como uma espada sob a sua cabeça, Mário Centeno teve ontem de se comprometer no Eurogrupo a aplicar as medidas adicionais pedidas por Bruxelas, caso seja necessário garantir que o Orçamento cumpre as regras.

Do lado da UTAO, as metas do défice também continuam a gerar desconfiançaOs técnicos estimam que o défice nos primeiros nove meses esteja nos 2,8%, acima do previsto pelo Governo e dos compromissos com Bruxelas, e apontam dificuldades para atingir os objetivos traçados para o final do ano.

No day after à crise política italiana (que pode afetar todas as economias da zona euro, Portugal e a CGD incluídas), a demissão do primeiro-ministro Matteo Renzi foi adiada por uns dias. A pedido do presidente Sergio Mattarella, Renzi fica até quarta-feira, para ver aprovado o Orçamento no Senado.

É sobre Itália e as consequências para a Europa que escrevem Rui Ramos José Manuel Fernandes.

Já a Grécia, pode suspirar de alívio. O Eurogrupo aprovou mais um alívio da dívida grega. Mesmo assim, o ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schäuble, deixou o seu aviso habitual: ou a Grécia faz reformas, ou tem de sair do euro.

Voltando à política caseira, três notas de ontem: já são conhecidos os novos conselheiros de Passos Coelho no PSDhá um ex-General, um ex-CEO de uma empresa e vários ex-ministros; houve também um estranho bate boca entre o líder do PSD e o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa; e Passos ouviu ainda um recado de Assunção Cristas, que garantiu que será a candidata do CDS à Câmara de Lisboa venha o que vier do PSD. 

Noutros temasforam revelados novos dados via Football Leaks, a maior fuga sobre contratos do mundo do futebolMas podem ter sido os últimos, uma vez que um juiz espanhol quer proibir novas divulgações em toda a Europa (o consórcio de jornalistas envolve 12 jornais, entre eles oExpresso). Enquanto a proibição não se torna efectiva, soube-se que os 150 milhões que Ronaldo não terá declarado ao fisco estão numa offshore das Ilhas Virgens Britânicas e que Pepe e Coentrão não terão pago impostos sobre 7 milhões. A maioria dos casos gira em torno do empresário Jorge Mendes. 

É oficial. A Chapecoense foi declarada pela Conmebol vencedora da Taça Sul-Americana de futebol que não chegou a disputarO título (póstumo) assegura à equipa 1,9 milhões de euros, um lugar na Supertaça Sul-Americana de 2017 (contra o Atlético Nacional) e, pelo menos, a presença na fase de grupos da Taça Libertadores de 2017. Entretanto, as homenagens aos 19 jogadores que morreram no acidente de aviação sucederam-se em todos os campos de futebol do mundo.

Entretanto, soube-se que o piloto que comandava o avião tinha um mandado de prisão contra si por ter desertado da Força Aérea Boliviana.




Os nossos Especiais

Agora foi em Itália, mas antes já os referendos mo Reino Unido, na Colômbia, na Grécia e na Hungria tinham gerado polémica. A Ana França foi perceber como estas consultas populares têm provocado tantos terramotos políticos, polarizando opiniões e reduzindo questões complexas a “sim" ou "não”. Serão os referendos perigosos para a Democracia?
 


Notícias surpreendentes

A polémica sobre a mais famosa cena de sexo de o Último Tango em Paris continua. Depois da revelação de que Maria Schneider, à altura com 19 anos, não teria tido conhecimento prévio da cena de violação (que não estava no guião) por Marlon Brando, o realizador Bernardo Bertoluci veio agora esclarecer que só um pormenor lhe foi escondido: o do uso da manteiga como lubrificante.

As nossas listas de Natal continuam a dar preciosas ajudas neste tempo de compra de presentes. Desta vez, a Ana Dias Ferreira apresenta 20 sugestões de prendas para dar ao pai

Os números podem parecer um bicho de sete cabeças para muitos (eu incluída), mas há quem os torne fáceis de explicar. A Marta Leite Ferreira reuniu 8 factos matemáticos muito confusos e desconstruiu-os em problemas simples. Ora veja.


Hoje no Observador é dia de Ricardo Araújo Pereira (RAP). O humorista e escritor vai ser entrevistado na redação do nosso jornal às 11h00. Pode acompanhar tudo em direto no nosso site, no Facebook e no Twitter. E enviar-nos perguntas ( vamos pôr o RAP a responder)

E depois de ouvir o Ricardo, terá de certeza um dia feliz e produtivo 
(mas para ajudar, coma uma mão cheia de frutos secos: não só diminuem o risco de várias doenças, como são um bom aperitivo para acompanhar a primeira decisão dos clubes portugueses nas competições europeias. A partir das 19h45, o Benfica discute a passagem aos oitavos de final da Liga dos Campeões frente ao Nápoles)
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário