terça-feira, 6 de dezembro de 2016

MULHER DE KIM JONG-UN REAPARECE 8 MESES DEPOIS


 
(dv) KNS / KCNA
O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un (dir), acompanhado da esposa, Ri Sol-ju (esq)
O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un (dir), acompanhado da esposa, Ri Sol-ju (esq)
Ri Sol-ju, mulher do líder da Coreia do Norte Kim Jong-un, fez uma rara aparição em público este fim de semana. Trata-se da primeira vez que é vista em público nos últimos meses.
A agência de notícias norte-coreana KCNA noticiou este domingo que o casal assistiu às competições aéreas militares da Força Aérea da Coreia do Norte. Esta aparição pública foi a primeira de Ri Sol-ju ao fim de mais de oito meses de ausência, depois da sua última presença num evento público com o marido em 28 de março.
A sua longa ausência gerou rumores sobre uma possível gravidez ou um desentendimento com Kim Jong-un, o que poderia até significar que a ex-cantora tivesse caído em desgraça.
A primeira-dama poderia, no entanto, estar a evitar aparições públicas para salvaguardar a sua segurança, tendo em conta relatos de instabilidade em Pyongyang. Toshimitsu Shigemura, especialista em assuntos norte-coreanos da Universidade de Waseda, em Tóquio, referiu-se em outubro a “relatos sobre instabilidade em Pyongyang e até sobre algumas tentativas de ataques, incluindo facções no exército da Coreia do Norte contra Kim Jong-un no ano passado. É possível que Ri Sol-ju não apareça em público por estar a ser cuidadosamente protegida“.
Ri Sol-ju era uma cantora clássica, e o supremo líder norte-coreano tê-la-á conhecido durante uma atuação. Casaram-se em 2009, mas Ri Sol-ju surgiu em público pela primeira vez apenas em julho de 2012.
Nestas aparições públicas, Ri Sol-ju acompanha o marido nas suas habituais visitas a fábricas, escolas e instalações militares. Isto representa uma quebra de tradição, já que as esposas dos seus antecessores, o pai Kim Jong-il e o avô Kim Il-Sung, eram mantidas longe dos olhares do público.
Segundo alguns especialistas, as aparições de Ri Sol-Ju teriam o objetivo de impulsionar uma gradual abertura do regime norte-coreano, o mais fechado do mundo. O ex-basquetebolista norte-americano Dennis Rodman, que visitou o país e se vê como amigo do ditador, afirmou em 2013 que o casal tem uma filha chamada Kim Ju-ae.
ZAP / SN

Nenhum comentário:

Postar um comentário