terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Alunos portugueses nunca foram tão bons

Resultado de imagem para Alunos portugueses nunca foram tão bons
Pela primeira vez, portugueses conseguem resultados acima da média dos países desenvolvidos nos testes do PISA para perceber o que aprendem os jovens na escola. Até na Matemática há melhorias claras.
Gráficos apenas com resultados positivos, vários elogios e alunos que pela primeira vez ultrapassam as médias dos países desenvolvidos nos três domínios avaliados (Leitura, Matemática e Ciências).
Em resumo, são estes os resultados, para os alunos portugueses, do novo estudo do PISA, feito de 3 em 3 anos pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico) para avaliar o que aprendem os alunos com 15 anos e que é considerado um marco, internacional, para comparar os conhecimentos dos jovens pelo mundo.
O balanço muito positivo é feito na análise do Instituto de Avaliação Educativa (tutelado pelo governo português), mas também pelo próprio relatório da OCDE que ao longo das suas centenas de páginas destaca, com frequência, o caso português como um exemplo de sucesso.
A determinada altura, o estudo a que a TSF teve acesso diz mesmo que Portugal é um exemplo de que "os países não têm de escolher entre beneficiar apenas os melhores alunos ou reduzir o número de alunos mais fracos" pois o país tem consigo melhorar nos dois lados.
"Portugal conseguiu", aliás, "na última década, levar todos para cima em Leitura, Matemática e Ciências, aumentando o número de bons alunos e diminuindo aqueles que atingem valores muito baixos".
A melhoria dos estudantes portugueses
A nova edição daquele que é considerado o melhor estudo para comparar as aprendizagens dos alunos portugueses com o que acontece noutros países revela também que, primeira vez, o resultado português nos três domínios está acima da média da OCDE: oito pontos em Ciências, cinco pontos em Leitura e dois pontos em Matemática (neste último caso a diferença não é, contudo, considerada estatisticamente significativa).
Portugal é também um dos poucos países que melhoraram de forma progressiva ao longo das 6 edições do PISA, sendo um dos que mais melhorou na última edição.
Recorde-se que este estudo é feito com uma amostra dos alunos com 15 anos. No caso nacional foram inquiridos 7.325 alunos.
Ainda longe da líder, Singapura, mas cada vez mais acima no ranking
A nível internacional, nos 72 de países ou economias avaliadas, Singapura lidera nos três domínios avaliados neste estudo. Aliás, no conjunto dos dez participantes com melhores desempenhos na literacia científica, sete são asiáticos, sendo que Hong Kong e Japão também recebem notas muito positivas.
Ainda longe destes países asiáticos, Portugal conseguiu, no entanto, em 2015, subir várias posições no ranking.
Posição dos alunos portugueses em Literacia Científica: 17º
Posição dos alunos portugueses em Literacia Leitura: 18º
Posição dos alunos portugueses em Literacia Matemática: 22º
Em Ciências, por exemplo, Portugal fica agora à frente de países como a Noruega, EUA, Suécia ou Espanha, ficando ao nível da França.
Em leitura ultrapassámos os EUA e Espanha, apesar de ainda estarmos um pouco atrás de França, enquanto que a Matemática continua a ser a área onde os alunos portugueses têm piores resultados, apesar de já terem ultrapassado, mesmo que ligeiramente, a média da OCDE.
Destaque negativo, contudo, para os resultados abaixo a média portuguesa de várias zonas do Interior e ilhas, nomeadamente, em todos os domínios, nos Açores, Bragança e Algarve.
Ainda nos pontos positivos, o relatório da OCDE sublinha que, por exemplo, em Ciências os alunos portugueses e gregos estavam mais ao menos ao mesmo nível (baixo) em 2006, mas hoje os portugueses estão muito mais à frente.
TSF
Foto: noticiasaominuto
_____________________________________________________________


Nenhum comentário:

Postar um comentário