O movimento das “Cidades Educadoras” surgiu em Barcelona no ano de 1990 e desenvolveu-se a partir de uma abordagem ampla de educação, indo além da sua vertente escolar. A escola e a familia deixam de ser vistas como tendo um papel exclusivo
nesteâmbito, sublinhando-se a importância de outras entidades como as instituições públicas e privadas, formais, não formais e informais, que se devem envolver na formação de cidadãos e na realização de projetos educativos.
Em termos nacionais, estas ideologias refletem-se na Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras (RTPCE), a que o município fica agregado quando adere à Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE). Ambas defendem a importância da educação na cidade, as vertentes educativas dos projetos políticos, e o zelo pelos princípios explícitos na Carta das Cidades Educadoras, tais como o espírito de cooperação, o diálogo entre gerações, e uma política educativa abrangente, transversal e inovadora, que englobe a educação formal, não formal e informal, tal como as particularidades culturais.
É de realçar que o trabalho em rede, nomeadamente através de congressos internacionais e encontros nacionais, permite enriquecer projetos, fomentar parcerias, e aceder mais facilmente a iniciativas de entidades internacionais, facilitando o estabelecimento de novos contactos e possíveis colaborações. Favorece, ainda, a partilha de boas práticas que são divulgadas no Banco Internacional de Documentos, para o qual os municípios associados contribuem.
O Município de Anadia integrou o grupo de cidades que adota o conceito de uma educação ao longo da vida e que promove uma política educativa e social. Em prol dos outros, e com os outros, trabalhamos com a premissa da conquista e da partilha.
A identidade e as atribuições do Município de Anadia revelam-se nos serviços que presta, e, através de uma comunicação direta e persuasiva, a autarquia procura estabelecer e manter fortes elos de ligação com os munícipes, a quem serve, e que são fortes aliados no trabalho e na decisão. Nesta tarefa, conta com a colaboração inestimável das juntas de freguesia, dos parceiros sociais, da comunidade educativa, das associações culturais e desportivas, e de toda a população.
Graças a esta integração numa rede de boas práticas, partilharemos uma visão alargada e enriquecedora que permitirá, também, transmitir aos agentes e parceiros do Município de Anadia mais conhecimentos e modos de ação e de intervenção.
“A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida”.
John Dewey
Fonte:Mira Online
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