sexta-feira, 1 de julho de 2016

360º - Rui e Renato, a história e o recorde de dois dos heróis que nos levaram às 'meias' do Euro. E quem era Sara, que morreu sem ninguém saber como

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!

Enquanto dormia (o que acontecia extra futebol)
Hoje é 1 de julho, começa o segundo semestre do ano, e muitas medidas novas vão entrar em vigorA luz mais barata vai chegar a 630 mil consumidores, via tarifa social para os clientes economicamente mais vulneráveis. 32 mil beneficiarão de preços mais baixos no gás natural.
O IVA na restauração desce, mas não nas bebidas, e opreço do tabaco sobe. Os funcionários públicos recebem mais uma parte do salário cortado no início de 2011 e muitos passarão a trabalhar 35 horas por semana.

Pela primeira vez, um automóvel com piloto automático fez uma vítima mortal. Aconteceu nos EUA, com um Tesla.

Ah, e vem aí muito calor para o fim de semana. Os termómetros sobem 8 a 10 graus.

Euro 2016
Portugal estás nas meias-finais do Europeu de França. A notícia seguramente que já toda a gente conhece, depois das duas horas do jogo de sofrimento frente à Polónia, que só se decidiram nos penáltis. Vamos por isso diretos a dois dos heróis da noite:Rui Patrícioo guarda-redes que só o é porque outro amuou, como conta o Tiago Palma, e que defendeu o pénalti decisivo; e Renato Sanches, a quem o Hugo Tavares da Silva chama o garoto goleador, que roubou o trono de Ronaldo, depois de mais uma jogatana do miúdo que está a encantar toda a gente.

Será a sétima meia-final de Portugal numa grande competição, a quinta em Europeus, onde nas últimas cinco edições só falhamos esta fase uma vez: 2008. Ainda que este Euro francês pareça enguiçado -- são cinco jogos, cinco empates -- este é o tal jogar futebol que pediu Fernando Santos, como lembra o Diogo Pombo na crónica do jogo. Por isso o selecionador continua confiante, a dizer que de batalha em batalha, chegará à batalha final e só voltará para casa dia 11.

Quanto a jogadores, o Rogério Casanova dá notas. Vão de 5 para Quaresma, apesar de ter marcado o pénalti decisivo, até 9 para Pepe. Porque o Empate Is The New Black.

E para recordar, há, claro, as fotos do nosso contentamento, asgrandes imagens de Portugal neste Euro, as brincadeiras na net ou as reações dos craques.

E agora, quem lá vem? Quarta-feira, em Lyon, Portugal joga com o País de Gales de Bale ou a Bélgica de Hazard. Venha o diabo e escolha (logo à noite se saberá).

Em resumo, o melhor é ler mesmo a opinião do Bruno Vieira Amaral.

(Outra) Informação relevante
Diogo Gaspar, diretor do Museu da Presidência, foi detido. É suspeito de vários crimes e foram-lhe apreendidas em casa várias obras de arte que deviam estar no museu, de móveis a quadros. Marcelo garantiu que a detenção nada tem a ver com a auditoria que ordenou às contas de Belém e prometeu toda a cooperação com a investigação.

Miguel Relvas já não é doutor (em título), se é que alguma vez o foi. A pretensa licenciatura tirada na Universidade Lusófona pelo ex-ministro dos Assuntos Parlamentares de Passos Coelho foiconsiderada nula pelo Tribunal Administrativo de Círculo de Lisboa. Relvas, recorde-se, fez 4 apenas cadeiras das 36 do curso de Ciência Política, tendo passado nas restantes graças aos créditos concedidos pelo reitor O DN conta que a Universidade anulou mais de 150 cursos, mas deixou Relvas de fora.

Marcelo promulgou o fim dos limites salariais na Caixa Geral de Depósitos. Significa isto que os ordenados da nova administração, que será liderada por António Domingues, já não têm de estar regulados pela tabela. Mas o Presidente deixou avisos: maiores vencimentos têm de equivaler a melhores resultados. O recado é para Domingues, mas também para Costa.

O  pessimismo do FMI quanto à economia portuguesa é bem maior que o de Centeno. O Fundo cortou para 1% as previsões de crescimento e disse que são precisas mais medidas para atingir a meta do défice deste ano, bem como racionalizar salários e pensões no futuro.

É por isso que Rui Ramos pergunta: Schäuble é que é irresponsável?

O Banco de Portugal recebeu apenas quatro propostas vinculativas para a compra do Novo Banco. Dois dos principais bancos nacionais, Santander e BCP, não apresentaram ofertas.

Já se conhecem as nacionalidades e os rostos dos três terroristas que se fizeram explodir no aeroporto de Istambul fazendo 143 mortos e cerca de 250 feridos. Um dos atacantes era da Rússia, os outros dois do Uzbequistão e do Quirguistão.

No Reino Unido o Brexit faz mossa política. O lugar que Cameron vai deixar vago em outubro à frente dos conservadores (e  da liderança do Governo) já tem candidatos oficiais: Theresa May, sem surpresas; Michael Gove, surpreendentemente. Gove avançou nas costas de Boris Johnson e trocou as voltas ao ex-mayor de Londres. Será uma corrida entre um Brutus conservador e uma Merkel britânica.

Mas ainda há quem acredite que não haverá saída do Reino Unido da UEUm diplomata inglês disse ao Finantial Times que o Brexit acabará por não acontecer e Tony Blair não "exclui nada".

Os nossos Especiais
Tinha o sonho de ser educadora de infância e tomava conta do irmão autista. Morreu aos 19 anos, depois de três anos com um tumor de 1,670 kg no cérebro, não diagnosticado por 7 médicos e em 11 idas ao hospital de Penafiel. Quem era Sara, a adolescente que acordava todos os dias às 6h30 e que morreu sem ninguém saber como? Reportagem da Sara Otto Coelho.

O que levar para ler nas férias? A pergunta de José Manuel Fernandes a Jaime Nogueira Pinto e Jaime Gama no Conversas à Quinta teve como resposta romances, livros de viagens e algumas outras belas surpresas. O melhor é preparar-se para apontar.

Notícias surpreendentes

Teve de trocar 100 emails até ter autorização para usar a máquina fotográfica. Queria fotos onde é proibido tirá-las: dentro das tumbas de Vale dos Reis, a pérola do Antigo Egito, local onde foram sepultados os grandes faraós. Estas são as imagens que o checo Jakob Kynčl de lá trouxe para mostrar ao mundo.

Tiago Tavares já partiu para a sua viagem de cinco meses pela América do Sul com os dois filhos na mochila. A primeira paragem é na Colômbia, mas primeiro foi preciso fazer as malas. Coisa difícil quando há uma criança de dois anos e outra de quatro na equação.

As propostas do Observador para um fim de semana em cheio estão, como sempre, cheias de sugestões de norte a sul. É só escolher e divertir-se.

Também vem mesmo a propósito, agora que a maioria das lojas já está em saldos. A Ana Dias Ferreira encontrou a solução perfeita: compras que podem ser feitas numa esplanada ou na praia. São 100 lojas online onde procurar as melhores promoções com um simples clique.


Tão simples como aceder à melhor informação que temos para si no Observador. Está apenas à distância de um clique e pode encontrar toda a atualidade, sugestões e grande fotos. Passe por cá.

E tenha um bom fim de semana 

Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário