sexta-feira, 1 de julho de 2016

Figueiró dos Vinhos na Rota Europeia da Pesca Lúdica Aprovada candidatura do projeto FishTrail

O Município de Figueiró dos Vinhos, membro integrante de um Consórcio Internacional que envolve regiões do Reino Unido, Irlanda, Dinamarca e Eslovénia, viu recentemente aprovado o Projeto FishTrail, candidatura transnacional apresentada diretamente na Comissão Europeia no âmbito Programa COSME – Programa da Comissão Europeia para a Competitividade das Empresas e das Pequenas e Médias Empresas, em resposta ao aviso «Supporting Competitive and Sustainable Growth in the Tourism» e cujo tema é "Diversifying the EU tourism offer and products – Promoting transnational thematic tourism products".

O FishTrail é uma candidatura transnacional que visa apoiar o crescimento competitivo e sustentável do Turismo através da diversificação da oferta turística da União Europeia, passando pela promoção de produtos turísticos temáticos transnacionais, como é o caso da Pesca Lúdica e o Turismo de Bem-Estar.

Em resumo, os objetivos do Projeto FishTrail são reforçar a competitividade da pesca lúdica no turismo transnacional, apoiar e desenvolver um turismo de pesca sustentável na Europa, contribuir para a melhoraria, utilização e proteção do meio ambiente natural e cultural, fornecendo um modelo mensurável, sustentável e em rede que possa durar para além do tempo de vida do Projeto FishTrail e capaz de ser replicável para toda a União Europeia.
O Projeto FishTrail está focado na pesca enquanto produto turístico e prevê a criação de uma «Rede FishTrail», a realização de festivais internacionais para promoção da pesca turística, a criação de uma plataforma transnacional de promoção da pesca, incluindo informação relevante para a prática da atividade e do turismo de bem-estar, e, prevê ainda, a realização de vídeos promocionais e contos de pescadores.
 
Em termos turísticos, a pesca é uma prática que ocorre normalmente na época baixa – entre a primavera e o outono. Assim, incentivar a pesca lúdica como produto turístico é fundamental para manter viva a economia local quando os turistas de verão não estão disponíveis.

O Projeto FishTrail tem por objetivo atrair turistas nacionais e internacionais motivados pela pesca lúdica e o turismo de bem-estar, consolidar e aumentar o número de agentes económicos envolvidos com a atividade da pesca (lojas de artigos e equipamentos, alojamento e restauração, etc.), promover o surgimento de Guias de Pesca, as empresas de animação turística, etc..

A candidatura agora aprovada foi resultado de um trabalho do Município de Figueiró dos Vinhos, e contou com o apoio de agentes locais e associativos, bem como da CCDR do Centro e do Turismo do Centro, que manifestaram desde a primeira hora o seu apoio à candidatura do Município de Figueiró dos Vinhos.

Em Portugal, o Projeto FishTrail terá a sua base de lançamento em Figueiró dos Vinhos, concelho do Distrito de Leira, região Centro, cuja candidatura foi apresentada pela autarquia local no âmbito das medidas de execução do Projeto “ALJIA – Plano de Gestão Integrada da Ribeira de Alge”. O Projeto ALJIA, projeto-chapéu de desenvolvimento sustentável de Figueiró dos Vinhos que integra a promoção das atividades económicas no concelho com a conservação da natureza, foi lançado em junho de 2015 pelo Município de Figueiró dos Vinhos, numa parceria com a Universidade de Aveiro, Universidade de Évora, Escola Superior Agrária de Coimbra e o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.

Figueiró dos Vinhos, 28 de junho de 2016
O Gabinete de Comunicação
Telf. 236 559 558
____________
NB: Enviem-nos as notícias das vossas localidades, os vossos eventos, com textos em Word e imagens em JPG para editorlitoralcentro@gmail.com serão de imediato divulgadas.


J. Carlos

Nenhum comentário:

Postar um comentário