quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

360º -- O que há de verdade e de fantasia sobre o poderio militar dos norte coreanos? E as explicações de Centeno sobre o Novo Banco e a Caixa

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia...
... as autoridades turcas anunciaram que já identificaram o terrorista responsável pelo atentado na noite de Ano Novo que matou 39 pessoas e feriu 69. Mas não dizem quem é. Ontem foram detidos dois estrangeiros suspeitos de ligações ao ataque.

Mário Centeno admite que a hipótese de nacionalizar o Novo Banco não está excluída (hipótese, sublinhe-se, em que insistem PCP e Bloco, basta ler o artigo de Francisco Louçã hoje no Público). Em entrevista ao DN e à TSF, o ministro das Finanças diz ainda (promessa para mais tarde cobrar) que não haverá garantias do Estado no negócio que "ponham em risco o dinheiro dos contribuintes". 


Na polémica da Caixa Geral de Depósitos, António Domingues vai estar a partir das 10h00 a responder na Comissão de Orçamento e Finanças sobre a sua demissão (audição que seguiremos em direto). Ontem  o PSD responsabilizou Costa e Centeno pela situação "imperdoável" na Caixa. E o antigo presidente da CGD António Sousa explicou no Parlamento o que queria para o banco público. Já Vítor Constâncio, ex-governador do Banco de Portugal, vai responder por escrito às perguntas dos deputados.

O Governo vai devolver às autarquias 78 milhões de euros retidos nos últimos 12 anos pelo fisco. Tratam-se de juros de mora dos pagamentos em atraso de dois impostos (IMI e IMT) cobrados localmente. Todas as câmaras recebem, mas Lisboa, Sintra, Cascais são as mais beneficiadas. Acresce lembrar que o ano é de eleições autárquicas.

O FC Porto está fora da final four da Taça da Liga.  Os portistas perderam (0-1) com o Moreirense e disseram adeus a mais uma prova (depois da Taça de Portugal), mas o jogo acabou com o Porto reduzido a nove e de novo com muitas críticas à arbitragem. Já o Benfica, na prova que já ganhou sete vezes em nove edições, goleou o Vizela (4-0), com o regressado Jonas em destaque.



Outra informação relevante
Kim Jon Un anunciou estar prestes a poder lançar um míssil de longo alcance. Donald Trump respondeu (via Twitter, claro) que nunca o permitirá (e pelo meio atacou a China).  Mas a ameaça da Coreia do Norte é mesmo séria? O que há de verdade e de fantasia sobre o poderio militar dos norte coreanos? A que informação devemos dar crédito? O João Francisco Gomes foi à procura de respostas que estão num Explicador que não nos pode deixar tranquilos.

Por cá, o PCP voltou a criticar diretamente o Governo numa nota enviada às redações. Depois das críticas à baixa da TSU e às novas PPP, os comunistas contestam o facto de os aumentos nos preços da energia, transportes e comunicações absorverem "uma parte significativa da reposição do rendimento dos trabalhadores e dos reformados e pensionistas" e exigem mais à maioria que apoiam.

Os taxistas também continuam descontentes. Pediram ua reunião urgente ao Governo por causa da lei sobre a fiscalização dos ilegais. E ameaçam com "possíveis situações de revolta social".

E os melhores hospitais do país são os de... Braga, Vila Franca de Xira e Pedro Hispano em Matosinhos. A avaliação é do SINAS, um sistema que avalia a qualidade em cinco dimensões: excelência clínica, segurança do doente, adequação e conforto das instalações, focalização no utente e satisfação do utente.
 
O tornado que afetou Gouveia na segunda-feira foi um "downburst"fenómeno de ventos de grande intensidade junto ao solo. Nove casas ficaram danificadas, houve postes de eletricidade partidos e árvores arrancadas à passagem deste furacão pela aldeia de São Paio.

O primeiro dia de trabalho de António Guterres como secretário-geral da ONU ficou marcado por um discurso aos 'colegas'. Foi uma mensagem anti-heróica e que serviu para baixar expectativas: “É importante dizer que não há milagres e eu tenho a certeza de que não sou nenhum milagreiro".

O embaixador do Reino Unido para a UE demitiu-seSir Ivan Rodgers, um dos mais experientes negociadores britânicos da União Europeia, bate com a porta devido às negociações do Brexit, escreve o The Independent.


No primeiro dia do novo Congresso dos EUA, a primeira polémica. A maioria republicana queria diminuir os poderes da Comissão de Ética. Mas, outra vez via Twitter, Trump criticou o partido que o elegeu de não ter mais nada que fazer. E os republicanos desistiram.

Ainda na Trumplândia. A famosa apresentadora Megyn Kelly, que entrou em polémica com o novo presidente dos EUA nas entrevistas à Fox News, vai mudar de estação e passar para a NBC.



A nossa Opinião



Os nossos Especiais
O nome pelo qual são conhecidos não é claro: chamam-lhes "papa-hackathons". Mas o que eles fazem é um sucesso lá fora. São portugueses e ganham a vida a vencer maratonas de programação pelo mundo. A Cristiana Faria Moreira falou com seis deles.


Notícias surpreendentes

Há mais Marias em Portugal. Continua a ser este o nome preferido para as meninas que nasceram em 2016 (seguido de Matilde e Leonor). Já nos rapazes, os Santiagos destronaram os Joões. 

Ainda estamos em fase de resoluções de Ano Novo. Por isso a Silvia Silva reuniu 12 dicas e tendências para o tornar uma melhor pessoa em 2017.

Uma das modas do momento é o Dry January, ou seja, o janeiro seco, ou melhor, à seca... de álcool. A bem da saúde, e depois dos excessos das festas, há quem defenda que o primeiro mês do ano deve ser passado sem beber

Para suportar melhor a privação, pode sempre ver The Halcyon. A série estreou ontem em Inglaterra e chega domingo a Portugal via TV Series. Há quem a considere a nova Downton Abbey.

Do Reino Unido para Los Angeles, onde foi notícia na noite de Ano Novo a mudança do famoso letreiro de Hollywood para Hollyweed. Mas quem foi o responsável pela brincadeira? Digo-lhe que se chama Danny e que é um repetente nestas gracinhas (já mudou o famoso sinal pelo menos outras três vezes e sem ninguém o ver).

Outras histórias bem mais sérias. Da menina que deu à luz com cinco anos de idade no Peru até ao imponente incêndio na torre de televisão Ostankino em Moscovo, a Marta Leite Ferreira foi ao baú descobrir 25 fotos raras que retratam 25 momentos impressionantes da História. 

Impressionado? Basta continuar a passar pelo Observador para encontrar estas histórias e toda a informação relevante. Daqui a pouco (10h00) estaremos em direto do Parlamento para ouvir as explicações de António Domingues sobre a Caixa Geral de Depósitos.

Tenha um dia feliz e produtivo E aperte o cinto: hoje é o dia em que a Terra atinge a sua máxima velocidade
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário