sexta-feira, 3 de março de 2017

De 8 a 12 de março Semana Distrital/Municipal da Proteção Civil decorre em Cantanhede com exposição de meios e várias ações de sensibilização

A abertura de uma exposição de meios e agentes de Proteção Civil marca o arranque da Semana Distrital/Municipal da Proteção Civil, que vai decorrer em Cantanhede. O evento está agendado para a próxima quarta-feira, 8 de março, às 10h30, no Parque Urbano da Quinta de S. Mateus (na entrada nascente, junto aos Bombeiros Voluntários), assinalando também o Dia Internacional da Proteção Civil em Cantanhede, que se comemora nessa data.

Tendo como lema “Juntos para a Redução de Catástrofes”, de acordo com o mote definido pela Organização Internacional de Proteção Civil  (“together with civil defence against disasters”), a exposição releva a importância da coordenação de esforços entre os serviços de proteção civil e os cidadãos para prevenir e responder de modo eficiente a diferentes situações que comprometam a segurança de pessoas e bens.

Trata-se de uma iniciativa conjunta do Comando Distrital de Operações de Socorro – Coimbra, do Município de Cantanhede e da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede que, além de mostrar os recursos operacionais e as valências dos agentes de proteção civil de âmbito distrital, contempla a realização de diversas atividades de sensibilização e informação em matéria de autoproteção e colaboração com as autoridades que operam neste domínio.

É assim que, de 8 a 12 de março, o programa da Semana Distrital/Municipal da Proteção Civil contempla várias ações, também no Parque Urbano da Quinta de S. Mateus, as quais contarão com o envolvimento dos alunos dos diferentes graus de ensino, fomentando por essa via o desenvolvimento de uma cultura de segurança para todos.

Na data inaugural, depois da abertura da exposição, o Instituto Nacional de Emergência Médica realiza uma Mass Training de Suporte Básico de Vida (11h30). Da parte da tarde, haverá uma Demonstração de Salvamento em Grande Ângulo (15h00), a cargo dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede, seguida de uma visita guiada às instalações da instituição, após o que, o Gabinete Técnico Florestal do Município de Cantanhede e o Instituto da Conservação da Natureza e Florestas irão desenvolver uma sessão pedagógica sobre Prevenção de Incêndios Florestais (16h00).

Na quinta-feira, 9 de março, o dia será preenchido com sessões práticas sobre Utilização de Extintores, pelos Bombeiros Voluntários de Cantanhede (10h00), Funções da Equipa Cinotécnica e da Secção de Cavalaria da Guarda Nacional Republicana (11h00 e 16h00), e Sismos e Medidas de Autoproteção, a cargo do Serviço Municipal de Proteção Civil (15h00).

No dia seguinte, os alunos de várias escolas vão assistir à Plantação de Árvores pelos serviços da INOVA-EM (10h00), a ações de sensibilização sobre Segurança nas Praias, pela Polícia Marítima da Figueira da Foz (11h00 e 16h00) e à Demonstração de Salvamento em Grande Ângulo, pelos Bombeiros Voluntários de Cantanhede (15h00).

No sábado, 11 de março, os Bombeiros Voluntários de Cantanhede realizam mais uma sessão sobre Utilização de Extintores (10h30) e repetem a Demonstração de Salvamento em Grande Ângulo (15h00), o Serviço Municipal de Proteção Civil e o Gabinete Técnico Florestal dinamizam o Jogo da Segurança e da Natureza (11h00 e 16h00), sendo de destacar também do programa o workshop sobre Proteção Civil e Agentes Locais e a Caça Sabores - Mostra Gastronómica de Caça, promovida pelos Bombeiros Voluntários de Cantanhede.

Finalmente, no domingo, 12 de março, a Semana Distrital/Municipal da Proteção Civil prossegue com mais uma Mass Training de Suporte Básico de Vida, pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (10h00) e outra Demonstração de Salvamento em Grande Ângulo (11h30), a cargo dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede, após o que haverá, à tarde, uma nova edição do Jogo da Segurança e da Natureza (15h00), dinamizado pelo Serviço Municipal de Proteção Civil e pelo Gabinete Técnico Florestal.

O encerramento começa às 16h00, com um Simulacro de Incêndio no Edifício dos Paços do Concelho, seguido, às 17h00, da Atuação da Fanfarra da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário