sexta-feira, 3 de março de 2017

Semana de decisões

P
 
 
Aquecimento
 
 
  Jorge Miguel Matias  

Vai começar uma semana em que muita coisa se vai decidir. E começa já amanhã, sábado, com as eleições no Sporting a serem disputadas por Bruno de Carvalho e Pedro Madeira Rodrigues. Um deles será o presidente dos “leões” nos próximos quatro anos. A campanha acabou por ser “quentinha” e o PÚBLICO entrevistou o líder da Lista A, já que o actual presidente e recandidato ao cargo não se mostrou disponível para o fazer.
Decisões também na Liga dos Campeões. O Benfica joga em Dortmund, frente ao Borussia, a passagem aos quartos-de-final da prova e leva uma vantagem de um golo. Mas na anterior visita a casa da equipa germânica, na já longínqua época de 1963-64, os “encarnados” foram cilindrados por 5-0 e acabaram por ser eliminados da Taça dos Clubes Campeões Europeus. Para além disso, a formação alemã venceu todos os cinco jogos caseiros que já disputou frente a equipas portuguesas. Pode ver aqui o calendário das partidas da segunda mão dos oitavos-de-final da Champions. E se estiver interessado em seguir o desempenho dos treinadores portugueses ainda em prova na Liga Europa – José Mourinho e Paulo Bento – pode também ficar a conhecer o horário dos jogos aqui.
Internamente, a luta pelo título coloca o Benfica numa posição teoricamente mais delicada do que o FC Porto. As “águias” vão sábado ao terreno do Feirense já sabedores do que os “dragões” foram capazes de fazer em casa contra o Nacional, penúltimo da tabela. À procura de chegar o mais rapidamente possível a uma classificação tranquila, o Feirense não ganha há dois jogos, enquanto os “encarnados”, que na Luz derrotaram os “fogaceiros” por 4-0, vão esperar para ver se Mitroglou marca pelo sétimo jogo consecutivo.
No Dragão, Nuno Espírito Santo também ficará à espera de mais golos de Soares, o avançado contratado em Janeiro e que marcou em cinco dos últimos seis jogos. A excepção foi a Juventus, clube que também foi o único a interromper a série de vitórias que os portistas têm somado nos últimos encontros (sete triunfos em oito jogos). Já o Nacional vai tentar fazer pela vida. Os insulares não ganham para o campeonato desde 11 de Dezembro e fora da Madeira é preciso recuar a Outubro do ano passado para descobrir um ponto ganho (Paços de Ferreira). Na condição de visitantes têm mesmo só um triunfo na Liga, em Setembro, em casa do Feirense. Encontra aqui a jornada completa da I Liga e respectivas transmissões televisivas e aqui a da II Liga.
Clássicos em Inglaterra e Itália
Lá fora, vale a pena prestar atenção à Premier League. Sábado é um dia farto, com um Liverpool-Arsenal (quarto e quinto da tabela). José Mourinho e o seu Manchester United (sexto) podem tirar partido deste clássico, enquanto o Hull City de Marco Silva fará pela vida frente ao também aflito Leicester City.
Em Itália, a jornada da Série A abre com um Roma-Nápoles (segundo contra terceiro), enquanto a líder Juventus, adversária do FC Porto na Liga dos Campeões, pode tirar proveito deste duelo, já que vai ao terreno da tranquila Udinese.
Na Liga francesa, esta ronda vai proporcionar um embate entre dois treinadores portugueses. Leonardo Jardim, que luta por tornar o Mónaco campeão, recebe Sérgio Conceição, que tenta afastar mais o Nantes da zona de despromoção.
Já o Planisférico, vai até Jerez de la Frontera e dá-lhe a conhecer a “Alma de África”, uma equipa composta sobretudo por imigrantes vindos do continente africano e que compete num campeonato da Andaluzia.
Fora dos relvados, o fim-de-semana será também de decisões nos Europeus de atletismo em pista coberta. Portugal tem boas hipóteses de conquistar medalhas, como o Luís Lopes explicou, e o triplo salto, tanto feminino como masculino, é a modalidade em que as esperanças nacionais são mais elevadas. Descubra aqui o horário das provas em que competem os atletas nacionais (finais incluídas).
Já a sugestão de leitura desta semana obriga a recuar quase 200 anos. Tudo porque na Escócia foi descoberto um caderno com aquela que os investigadores estão agora a determinar se pode ser a primeira compilação de regras do futebol moderno, conforme conta a BBC. A confirmarem-se as suspeitas, o documento faria recuar em 40 anos a data até agora considerada como aquela em que o futebol viu fixadas as suas normas básicas.
O que talvez lhe escapou no PÚBLICO
O anúncio do regresso ao triatlo de Vanessa Fernandes, medalha de prata nos Jogos de Pequim 2008;
adeus de Claudio Ranieri ao Leicester City, clube que levou a um inédito título de campeão;
mudança de paradigma que está a acontecer na MLS, que arrancou nesta sexta-feira;
novo Freddy Adu que está a crescer no campeonato norte-americano de futebol;
análise aos casos da arbitragem nacional feita pelo ex-árbitro Jorge Faustino;

Nenhum comentário:

Postar um comentário