sexta-feira, 3 de março de 2017

Offshores: Mais de metade dos 10 mil milhões transferidos partiram do BES

Mais de metade dos 10 mil milhões de euros de transferências para 'offshores' que não apareciam nas estatísticas entre 2011 e 2014 foram declarados pelo Banco Espírito Santo (BES), avança hoje O Jornal Económico.
© Reuters
O jornal noticia que a revelação foi feita por fonte da administração fiscal, que "garante que o peso do BES 'é enorme' na omissão das transferências no sistema informático da Autoridade Tributária [AT], cujo montante acabou por escapar ao controlo do fisco".

Em causa, escreve O Jornal Económico, "estão os montantes que os clientes do banco, a maioria empresas, enviaram para 'offshores' [paraísos fiscais] nos dois anos antes da resolução do banco".
"As transferências foram declaradas pelo Novo Banco após a resolução do BES a 3 de agosto de 2014. Os valores ascendem a mais de cinco mil milhões de euros e estão relacionados com três das 20 declarações apresentadas pelas instituições financeiras que não foram objeto de qualquer tratamento pela Autoridade Tributária", salienta o jornal.
A mesma fonte adiantou ao jornal que o "BCP surge em segundo lugar no que diz respeito aos montantes transferidos para 'offshores' e que escaparam ao radar da máquina fiscal".
Sobre o montante declarado pelo BES, a mesma fonte explicou ao económico que "o facto de os negócios de private banking do antigo BES poderem ser mais desenvolvidos, gerando maiores montantes que forma depois declarados pelos clientes, onde se incluem algumas das empresas do GES".
O Jornal Económico contactou o Ministério das Finanças que se escusou a comentar. "Não nos podemos pronunciar sobre as entidades financeiras envolvidas. O Banco de Portugal não autoriza a divulgação, conforme referido ontem [quarta-feira, dia 1 de março] pelo secretário de Estado na COFMA [Comissão de Orçamento e Finanças e Modernização Administrativa]", disse a mesma fonte do ministério ao jornal.
Na quarta-feira, o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Rocha Andrade, reiterou no parlamento que não houve controlo inspetivo dos 10.000 milhões de euros que foram transferidos para 'offshore', porque esse montante não era conhecido do Fisco.
Na semana passada, o jornal Público noticiou que nesses quatro anos quase 10.000 milhões de euros foram transferidos para contas sediadas em paraísos fiscais sem qualquer controlo da AT, embora tenham sido comunicados ao Fisco pelos bancos, como a lei obriga.
Entre 2011 e 2015, enquanto Paulo Núncio era secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, não foram publicadas as estatísticas da AT com os valores das transferências para 'offshore', uma publicação que tinha sido tornada obrigatória em 2010.
As estatísticas só voltaram a ser publicadas no Portal das Finanças por decisão do atual secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Fernando Rocha Andrade, sendo que o Ministério das Finanças detetou que houve 20 declarações de Operações Transfronteiras (enviadas pelos bancos ao Fisco) que "não foram objeto de qualquer tratamento pela AT".
Estas declarações, segundo disse o Ministério das Finanças ao jornal, "estão agora a ser objeto de controlo pela inspeção tributária", sendo que o caso foi remetido para a Inspeção-Geral de Finanças.
Também o Ministério Público está a recolher elementos para apurar se existem procedimentos a desencadear.
Fonte:noticiasaominuto

João Almeida
Esta teia de malfeitores devia ser fuzilada, assim cortavamos o mal pela raiz!!!!!!!!!!!
GostoResponder2 min
Antero Neves Gama ·
estou indignado !!! com tanta roubalheira , a vista de toda a gente ,e que as autoridades em minha openião fecham os olhos ! até mesmo os juizes!
pois sou um cidadão que já aos anos que tenho vindo a denunciar a corrupção as autoridades competentes e de factos concretos e para as autoridades competentes ! e ninguem me dá ouvidos !!!!!penso eu assim que estão todos feitos !!!!
por exemplo trabalhei numa empresa 13 anos onde como todas as outras cerca de 30 a 40 % do dinheiro que ali se realizava era de trabalhos que não se declaravam ! portanto este dinheiro negro de trabalhos não declarad...Ver mais
GostoResponder1 h
Sergio Dupoint ·
Alerta Vermelho !

MAIS UMA GOLPADA MILIONÁRIA DO COSTA DERROTADO !
MAL SE SENTOU NO LUGAR DE PRIMEIRO MINISTRO, ENCHEU OS BOLSOS COM O BANIF E AGORA COM O BES
VIVA O XUXALISMO, NÃO ABRAM OS OLHOS NÃO !

"Americanos ficam com Novo Banco por um valor próximo de zero euros
Lone Star quer comprar até 70% do Novo Banco por um preço simbólico."
Noticia Correio da Manhã de 03.03.2017
GostoResponder11 h
Carlos Pereira ·
Trabalha na empresa Stadt St.Gallen
Tens que ir a um oftalmologista, parece que não estás a ver as datas, ou estás e queres fazer passar os outros por idiotas...(Mais de metade dos 10 mil milhões de euros de transferências para 'offshores' que não apareciam nas estatísticas entre 2011 e 2014 foram declarados pelo Banco Espírito Santo (BES), avança hoje O Jornal Económico.)
GostoResponder11 h
Jose Joaquim Simao ·
Sergio Dupoint Essa universidade deve ser a melhor do mundo, até tem burros a frequentá-la.
GostoResponder137 min
Jose Vieira Silva ·
Econome na empresa Hotelerie
estes ladroes precisavao duma liçao de mural à moda antiga !
GostoResponder11 h
Henrique Fontelonga ·
Prende-se o ladrão que rouba o pão para comer, deixam-se os ladrões que roubam milhões...
GostoResponder21 h

Nenhum comentário:

Postar um comentário