terça-feira, 18 de abril de 2017

360º - Nove perguntas (e respostas) para entender a epidemia de sarampo; e a guerra (verbal) Coreia do Norte-EUA que continua a subir de tom

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia...
... Donald Trump deu os parabéns a Recep Erdoğan pela vitória no referendo. O presidente turco foi ontem recebido de forma triunfal em Ancara (apesar de alguns protestos) e ignorou os observadores internacionais que falam num processo não democrático e as exigências da oposição que pede a anulação do referendo.

As ameaças da Coreia do Norte continuam em crescendo. Na escalada da guerra verbal com os EUA, o último aviso dos norte-coreanos veio do embaixador de Pyongyang na ONU: Kim In Ryong disse que perante qualquer acção americana "uma guerra termonuclear pode rebentar a qualquer momento”.  Antes já tinha repetido que a Coreia do Norte vai continuar testar mísseis "semanalmente". As reações da Casa Branca foram tudo menos diplomáticas: Trump disse que Kim Jon-Un tem de se "portar bem". E o seu vice, Mike Pence, declarou que “terminou a era da paciência estratégica”.


Uma das cinco vítimas da queda de uma avioneta junto ao aeródromo de Tires é um conhecido cirurgião ortopedista do futebolSegundo o JN, Jean-Pierre Franceschi, que operou muitas estrelas do desporto, seguia bordo com a mulher. Já o CM identifica o dono do avião como um milionário suíço. Ainda se desconhecem os motivos do acidente, que esteve em destaque nos media estrangeiros. Sobram os testemunhos de quem viu o que se passou e as gravações dos diálogos com a torre de controlo . 

Por cá, já se fazem contas para 2019, ano de legislativasO Bloco e o Governo terão acordado o faseamento da redução do IRS só para daqui a dois anos. A proposta bloquista resolve um dos dossiers mais difíceis do próximo Orçamento. A notícia é do Público.



Dez anos depois, a antiga ama de Maddie quebrou o silêncio. A mulher que cuidava da criança inglesa que desapareceu na Praia da Luz diz que o Ocean Club era inseguro e que até receberam "apitos de violação".





Outra informação relevante

Sarampo, sarampelo, sete vezes vem ao pelo. A velha máxima popular deixou de fazer sentido desde que existe o Plano Nacional de Vacinação. Mas se quer mesmo saber o que se passa com o surto de sarampo que assola Portugal (e a Europa) leia estas nove perguntas e outras tantas respostas que a Marlene Carriço elaborou para acabar com todas as dúvidas.

Para já estão confirmados 23 casos em Portugal. Há mais 14 países europeus afectados. A Direcção Geral de Saúde admite a existência de uma epidemia, mas desdramatiza a sua dimensão: grande parte da população está protegida porque está vacinada. Porque o problema é a moda anti-vacinação (que explicámos neste especial sobre os prós e os contras de vacinar as crianças). 

Os jornais de hoje trazem mais novidades sobre o tema. O DN conta que Francisco George quer a vacina obrigatória e castigo para os pais que não a dão. O JN destaca a possibilidade de a vacina ser dada mais cedo aos bebés. O Público quantifica em 95 mil as crianças e jovens que não estão vacinados.

O Plano de Estabilidade e Crescimento e o Plano Nacional de Reformas vão ser debatidos amanhã no Parlamento, mas só o CDS vai pedir a sua votação. Ontem Marcelo começou a ouvir os partidos sobre o tema: o Bloco faz umas exigências, mas nada que atrapalhe o Governo; o PCP também prefere negociar nos bastidores; o PSD remete para umas propostas que fez no ano passado e o PS... ah, o PS ataca Passos e elogia o Governo.

Governo que voltou atrás na entrega para exploração privada do Forte de PenicheEm vez do hotel anunciado, vai ser criado um museu da resistência à ditadura. Valeram os protestos do PCP.

Nos EUA continua a caça ao homem que transmitiu um homicídio pelo Facebook. Steve Stephens é procurado em cinco estados e já há uma recompensa de 50 mil dólares para quem der informações que levem à sua captura. Robert Godwin Sr. , 74 anos, a sua vítima, era "um homem bom", com nove filhos e 14 netos

Por cá, a dias do Sporting-Benfica que deve decidir o campeonato, o jogo é o de passa-culpas para ver quem tem a pior claque. Depois da evocação estúpida da tragédia do Chapecoense pelos Super Dragões, veio a inenarrável glorificação da morte de um adepto do Sporting no Jamor da parte dos No Name Boys e a recordação de que a Juventude Leonina também já falou em Eusébio. É o campeonato dos cânticos imbecis.

Duas boas notícias a finalizar este bloco:
Desde ontem que é possível levantar dinheiro no multibanco sem precisar de cartão. No MB WAY, basta ter telemóvel.

E o gás vai voltar a baixar em junho: é a terceira queda nos preços em 3 anos.



Os nossos Especiais

Como uma família -- os Gonçalves -- se tornou poderosa no PSD Lisboa? O Vítor Matos conta. Eles já andaram à pancada, mas agora são determinantes nas contas dos votos sociais-democratas na capital. O seu imenso pequeno poder baseia-se nas freguesias, na distribuição de avenças e em ajustes a empresas de amigos.


A nossa opinião




Notícias surpreendentes
Há novos dados sobre a morte de Prince. Segundo revelou o New York Times, o cantor tinha “uma quantidade considerável” de vários analgésicos narcóticos sem receita guardados em caixas de aspirinas. Seria assim que esconderia o seu vício em opiáceos.


Sabe quem pavimentou o Rossio em Lisboa? Os 'grilhetas' (prisioneiros) do Limoeiro. Esta é uma das revelações da exposição “Debaixo dos Nossos Pés”, que explica como evoluiu o pavimento da cidade. Mas só abre em setembro, no Torreão Poente da Praça do Comércio.

Não acredite em todas as marcas que garantem que não fazem testes em animais. Muitas empresas que se dizem "cruelty free" não o são a 100%. Eis 21 em que pode confiar, cinco delas portuguesas.

Atenção fãs, falta pouco mais de um mês. A nova temporada de Twin Peaks estreia em Portugal a 28 de maioÉ o regresso da série icónica de David Lynch (mas só via TV Series).

O que aconteceu às cerca de 700 pessoas que escaparam à morte no naufrágio do Titanic? Estas 26 fotos mostram como foram os primeiros dias dos sobreviventes da tragédia de há 105 anos.


Não deixe de ler já, quero deixar-lhe uma nota importante antes de me despedir. O Observador lança hoje uma nova iniciativa em parceria com o Banco Popular: chama-se Observamos Mais e na estreia desta série de Conversas sobre temas relevantes, a Helena Garrido vai falar da necessidade de Mais Cooperação com quatro convidados. É a partir das 18h00, tem entrada livre e transmissão em direto no nosso site. 

Quanto ao resto da informação, já sabe, bata clicar no sítio do costume.

Tenha uma terça-feira feliz e produtiva

Nota: por razões técnicas, a nossa app está com alguns problemas. Peço desculpa, estamos a tentar resolver o mais rapidamente possível. Sugiro-lhe que consulte o site
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário