terça-feira, 18 de abril de 2017

CPCJ de Albergaria-a-Velha assinala Mês da Prevenção dos Maus-tratos na Infância

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Albergaria-a-Velha está a assinalar em abril o Mês da Prevenção dos Maus-tratos na Infância. Sob o lema “Um Concelho de Raízes Firmes na Proteção das Crianças”, são desenvolvidas diferentes ações ao longo do mês, que visam sensibilizar a população para a problemática da violência sobre as crianças.

 Nas várias freguesias do Concelho, os agrupamentos de escolas, IPSS e outras entidades locais estão a “vestir” as árvores de laços azuis, utilizando diversos materiais, como cartão, papel, tecido e cordas. Juntamente com os laços, os participantes estão colocar, em local visível nas árvores, a “História do Laço Azul”, que narra a luta de uma avó americana para sensibilizar a comunidade para os maus-tratos que os seus netos sofriam por parte dos pais.

O comércio local está também a participar no movimento comunitário, decorando as suas montras com laços azuis e disponibilizando aos clientes a “História do Laço Azul”.

 A CPCJ de Albergaria-a-Velha está ainda a desenvolver uma ação de formação dirigida aos educadores de infância da rede pública e solidária do Concelho. A iniciativa pretende aumentar os conhecimentos dos técnicos sobre a problemática dos maus-tratos, para favorecer a deteção precoce de situações de violência. Nas sessões, os educadores de infância recebem material de apoio para trabalhar, em contexto de prevenção, com as próprias crianças e suas famílias. A primeira ação decorreu no dia 11, estando as outras agendadas para 26 e 27 de abril. Ao todo, a formação abrange 42 profissionais.

A Prevenção dos Maus-tratos na Infância está associada ao laço de cor azul desde 1989, quando uma avó norte-americana, Bonnie Finney, colocou uma fita azul no carro para despertar a curiosidade das pessoas. Quando questionada, Finney relatava a violência e maus tratos que os seus netos foram sujeitos pelos próprios pais, acabando por originar um movimento internacional de prevenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário