sexta-feira, 28 de abril de 2017

Gary Provost: escrever bem está ao alcance de todos


Este é um velho livro que nunca tinha chegado a Portugal. É um livro que ensina a escrever livros. É um velho livro, mas é muito, mesmo muito bom. É um clássico da escrita criativa. É um bom livro velho que dá gosto ler hoje, quando há tanto livros novos que logo cheiram a velho. Este é um livro que ensina, ou melhor, é o livro dealguém que sabe ensinar.
Escrever é a paixão de milhares de pessoas, que sonham publicar o que escrevem, seja num livro tra­dicional ou num blogue. Contudo, poucos perdem tempo a melhorar o que verdadeiramente importa num escritor: a escrita. Cem Maneiras de Melhorar a Escrita, de Gary Provost, o grande mestre da escrita criativa, é o livro que ensina a transformar a escrita, a frase, em música. Chega às livrarias a 3 de Maio.
É do senso comum que a escrita, a boa escrita, se deve a algum tipo de génio inexplicável, que poucos possuem. Nada mais falso! É verdade que ganhar o Nobel não está à mão de se­mear, mas escrever melhor não tem que ver com gé­nio, antes com trabalho. E com técnica. Ao alcance de todos, garante Gary Provost, escritor e professor norte-americano que se notabilizou com a publicação de livros sobre a arte da escrita.
Em Cem Maneiras de Melhorar a Escrita, originalmente publicado em 1985, Gary Provost desvela os segredos, os truques e as estra­tégias necessários para escrever um texto enxuto e legível. Sabe o que é uma frase tópica? Como ultra­passar bloqueios criativos? O que distingue um tex­to enfadonho de um empolgante?
Finalmente em português, cem conselhos funda­mentais para futuros escritores, num guia incontor­nável das artes da escrita. Com exemplos adaptados para português por Marco Neves, autor de A Incrível História Secreta da Língua Portuguesa.

Cem Maneiras de Melhorar a Escrita
Gary Provost
15x23
184 páginas
15,90 €
Não Ficção / Escrita Criativa
Nas livrarias a 3 de Maio
Guerra e Paz Editor

R. Conde Redondo, 8, 5.º Esq.
1150-105 Lisboa | Portugal

Nenhum comentário:

Postar um comentário