sexta-feira, 28 de abril de 2017

Melhores, maiores e quedas violentas. Ondas da Nazaré dominam concurso mundial

Resultado de imagem para ondas da Nazaré
As ondas da Nazaré reforçaram o domínio no concurso anual de ondas grandes (WSL Big Wave Awards). Os resultados serão conhecidos este sábado numa cerimónia na Califórnia.
Das 40 nomeações possíveis, as vagas da Praia do Norte tiveram direito a um recorde de 11 e quatro das cinco maiores ondas em 2016 foram mesmo surfadas na Nazaré.
O presidente da autarquia, que vai no fim de semana aos EUA acompanhar os resultados, diz que este concurso revela que a Nazaré é claramente a líder, a nível mundial, nas ondas grandes, em quase todas as categorias em jogo.
Walter Chicharro explica que o município vai estudar no final do ano, durante o Nazaré Challenge, o impacto económico direto para a região das ondas da praia do Norte, mas já é certo que estas trazem milhões de euros à economia local.
O autarca diz que o retorno que têm dos restaurantes de referência é que a faturação subiu 20% a 50%, numa tendência de subida que também se sente nos hotéis.
Walter Chicharro acrescenta que a época baixa na Nazaré é cada vez menos baixa e a alta tem cada vez mais turistas, o que se nota, por exemplo, em mais visitas ao forte que surgem em grande parte das imagens das ondas gigantes e no crescente uso do ascensor.
Quanto às ondas concretas a concurso no WSL Big Wave Awards, a Nazaré consegue ter quatro das cinco ondas nomeadas para o prémio da maior onda surfada em 2016.
Entre os nomeados estão Trevor Sven Carlson (USA), Francisco Porcella (Itália), Sebastian Steudtner (Alemanha) e o português Hugo Vau.
A Nazaré tem ainda duas nomeações para a categoria "onda do ano" e três para a "melhor onda remada" (sem a ajuda de mota de água).
Até nas quedas (wipeout), a Nazaré é a localidade com mais nomeações a concurso: duas. Ambas as ondas foram apanhadas a 24 de outubro de 2016, sendo que uma das quedas envolveu o inglês Tom Lowe e outra o chileno Rafael Tapia.
Fonte/Foto: TSF

Nenhum comentário:

Postar um comentário