O
Ciclaveiro - Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta
comunicou à autarquia aveirense o seu parecer e propostas
relativamente aos seguintes actuais projectos de intervenções com
elevado potencial de impacto na qualidade de vida da cidade:
Requalificação
do Largo do Rossio e Praça General Humberto Delgado (Ponte-Praça)
Para
além de, pelas razões já divulgadas, se manifestar contra a
possibilidade proposta pela autarquia de um parque de estacionamento
subterrâneo no Rossio, o Ciclaveiro defende para esta área do
coração da cidade de Aveiro a retirada do tráfego motorizado
formando uma zona contínua de acesso apenas aos modos activos de
deslocação (a pé e em bicicleta) integrando o Rossio, a Praça do
Peixe, a Praça Melo Freitas e as várias artérias que os
interligam, devolvendo esta área às pessoas e potenciando o seu
usufruto como espaço de vivência, com as vantagens óbvias para
todos os habitantes da cidade e aqueles que a visitam assim como para
o comércio local e para a própria imagem da cidade.
O
Ciclaveiro defende, ainda, que a intervenção na Ponte-Praça
garanta, de forma coordenada com a intervenção na Av. Dr. Lourenço
Peixinho, também no âmbito do PEDUCA, a hierarquia de prioridades
em que assenta a mobilidade urbana sustentável: peões - velocípedes
- transportes colectivos - e, por último, veículos motorizados
particulares. Deve ser privilegiada, face ao tráfego motorizado, a
continuidade de percursos pedonais seguros e cómodos entre as várias
ruas que confluem na Ponte-Praça, sendo sempre acauteladas as
condições especiais de mobilidade de utentes como crianças, idosos
e pessoas de mobilidade reduzida, e assegurada a continuidade de
percursos seguros para ciclistas.
Qualificação
da Rua da Pêga
A
ciclovia da Rua da Pêga tem sido descurada pela autarquia e é há
vários anos diariamente ocupada por automóveis estacionados em
incumprimento da lei, inutilizando a sua finalidade de percurso
ciclável para a qual foi projectada e construída. A Rua da Pêga é
o acesso usado por um quinto dos utilizadores de bicicleta da
Universidade que se prevê dupliquem com o início do projecto U-Bike
já este ano.
O
Ciclaveiro congratula uma intervenção de qualificação da Rua da
Pêga que a dote de percursos pedonal e ciclável efectivamente
apelativos, cómodos e seguros, integrados e coerentes com os
restantes percursos para modos activos existentes e planeados para a
cidade, fomentando dessa forma a mobilidade a pé e em bicicleta nas
deslocações em Aveiro e entre o seu centro e a Universidade.
Alertamos, assim, para a importância da continuidade cómoda e
segura destes percursos no cruzamento do antigo pavilhão do
Beira-Mar em direcção ao Alboi e à rotunda do Hospital, do
tratamento adequado das intersecções da ciclovia com as vias
rodoviárias (pois são estes os pontos mais perigosos para os
ciclistas) tendo em atenção ambos os sentidos de tráfego de
velocípedes, de que dimensões da ciclovia, distâncias a obstáculos
e outras características cumpram as normas e boas práticas
internacionais, e da requalificação do espaço rodoviário para
velocidades ajustadas a meio urbano.
Centro
Coordenador de Transportes
O
Centro Coordenador de Transportes (CCT) deve ter em conta todos os
modos de transporte e seus utilizadores, privilegiando a
intermodalidade entre modos activos de deslocação (a pé e em
bicicleta) e os transportes públicos, como é reconhecido ser uma
das melhores soluções de mobilidade sustentável e há várias
décadas prática comum nos países europeus mais desenvolvidos. Deve
nesse sentido incluir estacionamentos para bicicleta de média e
longa duração em quantidade apropriada e cumprindo os requisitos de
comodidade, segurança e protecção às condições meteorológicas.
Devem ser assegurados acessos fáceis a estes modos ao CCT,
nomeadamente através da Av. Dr. Lourenço Peixinho, em coordenação
com a intervenção planeada no âmbito do PEDUCA, e do centro da
cidade.
Requalificação
e construção de escolas
Relativamente
às intervenção da autarquia em escolas do concelho, nomeadamente a
construção da nova Escola Básica de 1º Ciclo de São Bernardo e
as requalificações da Escola Básica João Afonso de Aveiro e da
Escola Secundária Jaime Magalhães Lima (Esgueira), é importante
que estas contribuam também para a adopção de hábitos mais
saudáveis e sustentáveis pelos futuros cidadãos adultos,
garantindo para isso a criação e melhoria de condições que
permitam e incentivem a comunidade escolar a um maior recurso às
deslocações a pé em bicicletas nas viagens diárias para a escola.
É,
assim, essencial que os referidos estabelecimentos de ensino sejam
dotados de estacionamentos para bicicletas protegidos das condições
meteorológicas, que sejam asseguradas condições de efectiva
segurança rodoviária na envolvente dos estabelecimentos, em
especial junto das entradas onde deve ser dissuadido o tráfego de
atravessamento e existir medidas de acalmia efectiva de velocidade. É
importante que outras intervenções nas proximidades de escolas
privilegiam e garantam a continuidade de percursos seguros e cómodos
para as deslocações a pé e em bicicleta para as escolas.
Ciclaveiro
- Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta
27
de Abril de 2017
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