terça-feira, 23 de maio de 2017

Projeto de execução promove mobilidade e acessibilidade Centro de Interface de Transportes Públicos


A Câmara Municipal deliberou solicitar autorização à Assembleia Municipal para aquisição dos projetos de execução da construção do Centro de Interface de Transportes Urbanos e do Terminal Rodoviário da Marinha Grande, a localizar no antigo Parque da Mobil.

Os projetos têm como pressupostos o desenvolvimento de uma rede contínua de modos suaves, especialmente no sistema pedonal e sistema ciclável, que valorize a inserção paisagística no contexto urbano da cidade e que promova e facilite a deslocação no interior da área urbana, sobretudo a deslocação entre o centro funcional e um dos pólos industriais gerador de grande emprego no concelho, permitindo também a conexão às redes exteriores existentes no que diz respeito às ciclovias.

É contemplada a relocalização do atual terminal rodoviário criando um Centro Multimodal que funcione como um local seguro e confortável para os utilizadores, melhorando a qualidade do serviço prestado atualmente. 

Prevê-se ainda a disponibilização de pontos de abastecimento para veículos elétricos.

A requalificação do espaço em causa permite consolidar e reforçar os espaços de estacionamento na zona central da cidade, possibilitando a ligação entre diversos pólos de atração do centro urbano.

O projeto prevê a ligação entre o Parque Mártires do Colonialismo e o Parque da Cerca através da construção de uma ciclovia, garantindo um percurso direto de mobilidade sustentável entre os dois parques de lazer existentes no centro urbano, atravessando o Centro de Interface de Transportes Urbanos.

Está projetada a reformulação de cruzamentos, compatibilizando os diferentes modos de transporte (viária, pedonal e ciclável), nomeadamente o cruzamento com a Avenida José Henriques Vareda, o cruzamento com a Rua Professor Virgílio de Morais e o nó circular designado por Rotunda das Portas Verdes, de modo a resolver os diversos pontos de conflito existentes nesses nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário