O
Município de Cantanhede acaba de obter a renovação da certificação
do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) da totalidade dos serviços
pela norma ISO 9001, já ao abrigo da sua nova versão de 2015, sendo
válida por mais um ciclo de três anos, com duas auditorias de
acompanhamento a realizar no final de 2017 e de 2018.
Para
assinalar o acontecimento, a vice-presidente da Câmara Municipal,
Helena Teodósio, acompanhada do vereador Pedro Cardoso, reuniu com
responsáveis dos diferentes setores camarários, com quem debateu as
exigências da nova certificação da totalidade dos serviços, no
quadro da transição para a norma ISO 9001:2015. Na ocasião, a
autarca recordou que “a
renovação representa o culminar de 10 anos de reconhecimento de
boas práticas na instituição, o que, antes do mais, fica a
dever-se ao profissionalismo, à dedicação e ao sentido de
responsabilidade com que os recursos humanos se empenharam na
observância das normas e procedimentos dos respetivos processos”.
“Estão
todos de parabéns”, sublinhou a responsável pelo pelouro
administrativo e financeiro do Município de Cantanhede, lembrando
que “a certificação corresponde a um investimento
efetivo na valorização dos serviços e na otimização de métodos
de trabalho, de modo a rentabilizar recursos e garantir elevados
padrões de qualidade na satisfação das solicitações dos
munícipes, das organizações e da comunidade em geral”.
Para
Helena Teodósio, “a renovação da
certificação coloca a todos, dirigentes, chefias e funcionários,
ainda maiores desafios, na perspetiva de que a melhoria contínua dos
serviços é um desígnio que não damos nunca por concluído. Estou
certa de que, como sempre aconteceu ao longo destes 10 anos, a
resposta de todos será á medida das exigências”.
Atualmente,
o Sistema de Gestão da Qualidade do Município de Cantanhede
integra, gere e controla um total de 630 modelos de documentos, 40
mapas de processo e subprocesso, 17 procedimentos, nove Instruções
de trabalho e o Manual da Qualidade, cuja avaliação é feita
através de auditorias externas para deteção de inconformidades e
implementação de ações corretivas.
Com
a renovação segundo a norma ISO 9001:2015, a autarquia
cantanhedense é das primeiras organizações a obter a totalidade
dos seus serviços certificados nos termos do novo referencial
normativo, além de que não há registo de qualquer outra Câmara
Municipal com esta certificação global no âmbito da “Gestão
Autárquica”.
A
nova norma impõe algumas alterações relevantes à gestão dos
processos, nomeadamente a inclusão de ferramentas baseadas na
análise de riscos e oportunidades, consideração de contextos
internos e externos, retenção do conhecimento organizacional,
liderança e compromisso, entre outros, alargando assim o leque de
ferramentas de apoio à gestão.
Outra
das novidades é a criação de uma espécie de contraponto ao Livro
de Reclamações, o denominado Livro do Elogio, onde os clientes da
instituição podem deixar inscritas apreciações positivas ao tipo
de atendimento prestado.
Também
para os técnicos responsáveis pelo Sistema de Gestão da Qualidade
da autarquia, “a renovação
evidencia o reforço da trajetória de melhoria contínua obtido
graças ao pleno comprometimento de todos os serviços, o que tem
contribuído para o melhor desempenho de cada um dos processos, que
no final se traduz na qualificação das respostas da organização
nas diferentes áreas da sua atividade”.
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