Enquanto dormia...
... foi detido o presidente da Federação espanhola de futebol e o seu filho numa operação contra a corrupção no futebol espanhol que está em curso e vamos acompanhar ao longo do dia.
Na Venezuela, depois do plebiscito em que mais de 7 milhões de venezuelanos votaram contra as propostas do governo de Nicolás Maduro, a oposição convocou uma greve geral de 24 horas para esta quinta-feira.
Nos EUA, Trump continua com problemas para aprovar o seu programa de saúde e anular o Obamacare. A culpa é da falta de apoio do seu partido: já são quatro os senadores republicanos que se vão opor na votação.
Por cá, a justiça está a investigar três obras da Câmara de Lisboa. Para além do concurso para a requalificação da segunda circular, investigado na sequência de uma queixa apresentada por vereadores do PSD e do CDS, são também alvo de inquéritos da PGR a construção da torre de Picoas e a expansão do Hospital da Luz, acrescenta hoje o Público.
Sobre as agressões de polícias a jovens da Cova da Moura continuam a ser conhecidos mais detalhes (chocantes) do processo. O DN escreve que o INEM enviou um relatório sobre o que aconteceu à PJ, mas nunca foi ouvido pela Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI).
Os fogos em Mangualde e em Alijó arderam durante todo o dia e noite. Houve aldeias cercadas, estradas cortadas e casas ardidas, foram activados os planos de emergência municipais, mas em Lisboa a discussão foi só política. O primeiro-ministro apenas voltou a criticar "as fragilidades inadmissíveis da PT" (e por arrasto da Altice) no sistema de comunicações e o PSD também só questionou o que voltou a falhar no SIRESP. Enquanto isso, Marcelo admitiu erros em Pedrógão, onde o ministro do Planeamento explicou a reconstrução e anunciou que (um mês depois) foi pedida a activação do Fundo Europeu de Solidariedade.
No futebol, o FC Porto recebeu a visita de Marcelo no estágio do México, mas a benção presidencial de nada valeu no campo. Os dragões perderam o jogo de preparação com o Cruz Azul (nos penáltis, depois de um empate sem golos).Sem reforços, os portistas "escondem o défice e potenciam o PIB", escreve o Bruno Roseiro.
Outra informação importante
As candidaturas à Universidade começam esta quarta-feira e o ministério divulga os cursos, as vagas e as médias à meia noite do dia de hoje. No momento de maior stress para pais e alunos, algumas informações úteis:
- Quanto custa comer, dormir e estudar em vários pontos do país?
- Como escolher o curso certo, pela vocação ou pela garantia de emprego?
- E os cursos técnico-profissionais, são mesmo uma boa solução?(Cinco alunos dizem que sim).
Às 00h01 da madrugada terá no Observador o dossier completo com todos os cursos, vagas e médias das universidades para 2017, com os dados devidamente tratados e catalogados.
Ainda na Educação, a Polónia fez reformas educativas e tornou-se um caso de sucesso. Mas um novo Governo reverteu tudo por razões ideológicas. O Alexandre Homem Cristo dá a conhecer um caso que até parece português.
A polémica do dia foram as declarações sobre ciganos do candidato à Câmara de Loures apoiado pelo PSD e CDS ("vivem quase exclusivamente de subsídios do Estado"). Houve dirigentes do CDS a pedirem a retirada de apoio a André Ventura, críticas do lado do PSD, uma queixa-crime à PGR da parte do Bloco e por fim explicações do próprio.Ventura esclareceu que nada o "move contra a comunidade cigana" mas não retirou o que disse inicialmente. E a direita também não lhe retirou o apoio.
Depois do relatório preliminar da Comissão de Inquérito à recapitalização da CGD ter concluído que o banco público não tinha sido alvo de quaisquer pressões políticas, o documento final que hoje será votado já admite nomeações partidárias, erros e pressões.
No caso Tancos, nova surpresa (ou talvez não). Além das armas roubadas que afinal estavam fora de prazo e do voto de confiança no ministro e nas chefias militares, os cinco comandantes exonerados foram reconduzidos nas suas antigas funções. O Exército diz que os motivos da suspensão temporária estão ultrapassados. O PSD pede audições de emergência.
No processo do uso de segurança privada ilegal pelo FC Porto, os 14 arguidos sairam em liberdade. Depois de o Ministério Público ter proposto a absolvição de Pinto da Costa e Antero Henrique, e da absolvição de Edu Silva de quase todos os crimes, o juiz libertou todos os detidos do caso. É (seguramente) o fim da Operação Fénix.
São números que obrigam a reflectir. Pela primeira vez neste século, as despesas com habitação ocuparam mais de 30% do orçamento familiar. E as famílias estão a gastar menos com alimentação, saúde e lazer. Mas Pierre Moscovici, o comissário europeu dos Assuntos Económicos e Financeiros, que visita Portugal esta terça-feira, deixa elogios ao crescimento do País.
Um especial da CNN contém relatos impressionantes de ex-mulheres, viúvas e ex-noivas do Estado Islâmico. Elas contam como são escolhidas numa espécie de Tinder, têm speed dates para a seleção final e acabam como escravas sexuais.
Uma pequena cidade da Pensilvânia foi abalada por dez dias de terror. É já um dos maiores e mais macabros casos de homicídio nos EUA.
Os nossos especiais
Não é um, são vários. Agora que já estreou a tão aguardada 7ª temporada da Guerra dos Tronos, reunimos os textos essenciais para perceber o que fica para trás e o que aí vem. O mais atual é o do Miguel Santos Carrapatoso: ele viu a estreia e enumera as cinco dúvidas que o primeiro episódio deixa em aberto.
A nossa opinião
- Rui Ramos escreve sobre "A segunda guerra da TVI": "Estarão os sucessores de Sócrates tentados a aproveitar o saneamento da banca e uma eventual rearrumação da comunicação social, para relançarem o projecto imperial do seu antigo chefe?".
- Em vídeo, José Manuel Fernandes analisa questões de género e de sexo: "É tempo de afirmar, com toda a clareza, que uma coisa é o sexo com que nascemos, outra coisa bem diferente as preferências sexuais que mais tarde descobrimos".
- Paulo Trigo Pereira escreve sobre o caso Galp: "Admira-me que o Ministério Público tenha demorado um ano a investigar este caso tão simples. Nem a política se deve substituir aos tribunais nem vice-versa. Devem atuar em esferas diferentes".
- Laurinda Alves escreve sobre Teresa Leal Coelho e Lisboa: "Em pleno Verão cheio de roubos, catástrofes e dramas, pergunto quem se pode dar ao luxo de deitar votos para a rua em vez de os andar a colher em todas as ruas, freguesias e bairros da cidade?".
- Paulo Sande escreve sobre o Brexit: "Quando o tempo se esgotar sem acordo sobre o essencial, e dificilmente haverá um, podem os Estados-membros prorrogar o prazo negocial. Nesse cenário, a fragilidade de May será maior do que nunca".
Notícias surpreendentes
O recorde da volta ao mundo mais rápida de sempre é português. Gil Azevedo saiu e regressou ao Dubai em apenas 55 horas e 47 minutos, a nova marca do Guiness World of Records.
Duas notícias de ciência: uma para a Google e o seu projeto para libertar 20 milhões de mosquitos modificados que podem combater um dos animais mais mortais do mundo; e outra para o erro científico do filme do filme da Pixar "À procura de Nemo".
Outras duas sugestões sobre comida (e algo mais): o novo bar-restaurante de Lisboa que é também pista de dança e umrooftop com piscina panorâmica; e a receita de três snackssaudáveis para o trabalho e a praia.
Tem ainda um guia para saber distinguir entre cosméticos vegan, naturais e orgânicos.
E uma fotogaleria com os 15 relógios mais famosos do mundo.
Não se atrase, mas não deixe também de continuar a ler o Observador para se manter a par de toda a atualidade. Logo à meia noite terá um guia completo de acesso ao Ensino Superior
Uma terça-feira feliz e produtiva
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Leia as últimas
em observador.pt
Nenhum comentário:
Postar um comentário