terça-feira, 18 de julho de 2017

Obras de Lisboa na mira da Justiça/ Meio acordo nas florestas/ E "aquele" candidato

P
 
 
Enquanto Dormia
 
David Dinis, Director
 
Trump perdeu outra batalha para Obama. À última hora, dois senadores republicanos votaram contra a proposta para alterar o Obamacare, o sistema de saúde público criado pelo seu sucessor. Agora, o que vai a votos é a revogação pura e dura do decreto.
A Venezuela anti-Maduro marcou uma greve nacional e lançou um ultimato antes da "hora zero". O que é que quer dizer esta "hora zero"? O Alexandre Martins já voltou de férias para nos explicar.
Os Sauditas querem punir a jovem que usou uma mini-saia. Trata-se de uma modelo que publicou um vídeo em que surge a passear na cidade histórica de Ashkir, situada a cerca de 200 quilómetros da capital, Riad. Agora, Khulood tem à perna o governador da região, a polícia e o Comité para a Promoção da Virtude e para a Prevenção do Vício.
Marcelo não deu sorte ao FC Porto. No primeiro jogo amigável no México, a equipa de Sérgio Conceição perdeu nos penalties para o Cruz Azul, mesmo depois da visita do Presidente.

Notícias do dia
Na nossa manchete está esta notícia: Um edifício, um hospital e uma circular põem câmara de Lisboa na mira da Justiça. Sim, problemas: os inquéritos,confirmou a PGR ao PÚBLICO, centram-se em dossiers sobre os quais houve decisões polémicas durante os mandatos de António Costa e Fernando Medina, com Manuel Salgado como vereador do Urbanismo. Em causa estão a construção da Torre das Picoas, as obras de ampliação do Hospital da Luz e a Associação de Turismo de Lisboa. Ainda não não há arguidos, mas não têm faltado a chamada de testemunhas, nem as perguntas sobre outros casos.
À beira das autárquicas, estourou outra polémica. O candidato do PSD a Loures disse umas coisas pouco recomendáveis sobre ciganos, habitantes de bairros sociais e outros assuntos, levando o Bloco a apresentar queixa e o CDS a iniciar uma demarcação. Depois, André Ventura garantiu não ser racista (mantendo tudo o resto que disse) e o PSD segurou-o. À Maria João Lopes, o candidato diz assim: “Sinto que PSD e CDS têm confiança em mim, senão ia-me embora”. O nosso Editorial do dia é sobre isto: duas maneiras de perder uma eleição.
Falando ainda no PSD, há mais uma pequena novidadePaulo Rangel não descarta uma nova candidatura à liderança do partido. Será?
No combate aos incêndios, a boa notícia é que em Oleiros a situação está mais controlada, depois de uma noite fresca. Mas o cenário ainda não é melhor nos restantes cenários. Em Alijó, cerca de 120 bombeiros e 40 militares reforçaram o combate às chamas, onde a Patrícia Carvalho e o Adriano Miranda viram isto: um inferno. Com o MAI em silêncio sobre o que se passou, outra vez, com o SIRESP, ainda sem saber que Marcelo pediria uma "trégua eleitoral", sem ver ninguém no terreno depois de tudo o que temos visto, o Manuel Carvalho escreveu este texto: "Um Governo a leste da ameaça que paira sobre o país".
Onde há progressos é na frente parlamentar. Ao cair do pano, PS e Bloco chegaram a acordo sobre a reforma das florestas, sobretudo sobre a redução progressiva da área de plantação de eucaliptos. Mas ainda precisam da abstenção do PSD para aprovar os diplomas.
Mas há outra guerra à vista na Assembleia. Desta vez, não é bem entre deputados, é entre engenheiros e arquitectos. Problema: é que há mais engenheiros do que arquitectos entre os deputados, que não sabem como votar. E também háHelena Roseta, que escreve assim no PÚBLICO de hoje.
Outra polémica que não acaba é a de Tancos: de forma inesperada,os comandantes exonerados voltaram às mesmas funções. E o PSD chamou os chefes militares ao Parlamento (e o ministro também). Com urgência.
Na Cova da Moura também está tudo como dantes. O DN diz hoje que o INEM nunca foi ouvido pela IGAE. E há um deputado que considera “chocante” o silêncio dos políticos.
E na compra da TVI também. Mas pode haver um pequeno problema na ERC, se ninguém for nomeado; e uma guerra de concorrência também.
A propósito de guerra, não esquecer o Montepio. Hoje, a Cristina Ferreira diz que a OPA está a ser contestada pelos órgãos sociais da Associação.
E já ninguém se lembra do Orçamento do Estado. Mas há um novo perigo à espreita, por via dos credores do BPP. Sim, e pode custar 450 milhões a Mário Centeno.

Agenda do dia
  • O comissário europeu Moscovici vem a Portugal, com a banca na agenda (em especial, o problema do malparado, diz o Negócios);
  • O PSD dá uma conferência de imprensa sobre o fecho compulsivo do inquérito parlamentar à Caixa. Sendo a votação do relatório esta tarde (o Eco diz que, apesar de tudo, já com referências a pressões políticas);
  • António Domingues regressa ao Parlamento, para falar de novo sobre a sua demissão na outra comissão de inquérito à CGD;
  • Há reunião do Conselho Geral da Associação Mutualista, para fechar o plano de recapitalização que abre portas à Santa Casa;
  • O Sporting joga com o Marselha, ainda antes de regressar a Portugal.

Textos onde parar

1. Jane Austen e a “predisposição para a felicidade”. "Uma mulher está sentada no chão, no que parece ser o topo de uma colina. Olha em frente, mas vemo-la de costas. Apenas uma ínfima parte do rosto está descoberta. Tem um vestido azul e uma touca, também azul. A mão esquerda repousa sobre os joelhos dobrados. É a posição de quem observa mas não se deixa ver. É uma imagem de 1804, e Jane Austen talvez olhe o mar". É assim que a Isabel Lucas começa um texto sobre os 200 anos que passam hoje sobre a morte de uma das maiores escritoras britânicas de sempre. "Chamam-lhe escritora pop, universal, da felicidade, do humor, pelo modo como olhava a época em que viveu. Morreu faz nesta terça-feira 200 anos e a sua obra parece mais lida do que nunca. Afinal, o que tem Jane Austen?"
2. E o Salvador Sobral, tem o quê? Que a vida de Salvador Sobral mudou desde a inesperada vitória na Eurovisão é um facto. E isso é evidente quando o músico põe um pé fora de casa ou do carro, quando se olha para a agenda de concertos, todos esgotados até Outubro, e também para a vida que agora é feita de quilómetros, de Norte a Sul do país. O Manuel Louro e a Sibila Lunda acompanharam parte desta nova vida, que hoje passa também pela Casa da Música. Os dias com o Salvador são assim.
3. George Romero em cinco filmes essenciais, vistos pelo Luís Miguel Oliveira: do iniciático A Noite dos Mortos-Vivos (1968), metáfora de uma "guerra civil" infinita, ao profético Diário dos Mortos (2007), primeira visão de uma era de fake news, eis as estações cruciais da filmografia do cineasta americano, que foi mais do que um mestre dos mortos-vivos.

Só para um minuto...

... para descobrir o português que deu a volta ao mundo mais rápida de sempre. Bastaram-lhe 55 horas e 47 minutos, quase sempre sem dormir. A viagem foi assim(e eu tenho muito pouca inveja dele).
... e para descobrir a prenda que um psicólogo deu ao Papa. É um pequeno sinal, que Francisco pôs à porta do seu gabinete no Vaticano. Que diz assim: "Vientato lamentarsi". Ou em português: "Proibido lamentar-se". A fotografia do sinal está no site Vatican Insider, mostrando o resto da mensagem: "Para tirar o melhor proveito concentre-se no seu potencial e não nas suas limitações".
Ao Papa Francisco devo um obrigado pela maneira feliz de me lançar no dia. A si, devo um obrigado por voltar aqui. 
No PÚBLICO, já sabe, prometemos muita informação. E boa disposição.

Tenha um dia feliz, até já! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário