quinta-feira, 6 de julho de 2017

Não automatizar as relações sociais

Imagem relacionada
«Todos tomem a peito considerar e respeitar as relações sociais como um dos principais deveres do homem de hoje. Com efeito, quanto mais o mundo se unifica, tanto mais a obrigações dos homens transcendem os grupos particulares e se estendem progressivamente a todo o mundo» (G.S., 30).

É fenómeno geral e irreversível a multiplicação das relações entre os homens. Simultâneamente deve proceder-se a um esforço comum para que essas relações sejam mais humanas. Entre os indivíduos e os grupos. Entre as nações. Solidariamente.

«Para que cada homem possa cumprir mais perfeitamente os seus deveres de consciência, quer para consigo, quer em relação aos vários grupos de que é membro, deve-se ter o cuidado de que todos recebam uma formação mais ampla, empregando-se para tal os consideráveis meios de que dispõe hoje a humanidade. Antes de mais, a educação dos jovens, de qualquer origem social, deve ser de tal maneira organizada que suscite homens e mulheres , não apenas cultos, mais também de personalidade, tão urgentemente requeridos pelo nosso tempo» (G.S., 31).


Por Ferreira E. Silva

Livro: O Homem na Sociedade, Págª. 53   

Nenhum comentário:

Postar um comentário