quinta-feira, 6 de julho de 2017

Câmara Municipal entrega kits de assistência à distância a idosos do Concelho

A Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha vai entregar no dia 12 de julho, pelas 11h30, os primeiros 20 kits de assistência à distância a idosos que vivem em situação de isolamento social e geográfico. Os kits, compostos por um smart watch, telemóvel e central de comunicação, são atribuídos no âmbito do projeto “10 Mil Vidas”, ao qual o Município se associou, comprometendo-se a entregar 100 kits ao longo do ano.

 O projeto “10 Mil Vidas” é dinamizado pela Associação Nacional de Cuidado e Saúde e tem como objetivo a mudança do paradigma do cuidado assistencial à pessoa idosa, a partir da inclusão da tecnologia como método de apoio e prevenção. Com este sistema pretende-se que as pessoas permaneçam o mais tempo possível em casa, vivendo de forma independente e evitando, assim, o internamento em lares.

Para além do kit com smart watch, telemóvel e central de comunicação, a Autarquia vai oferecer, ainda, medidores de tensão arterial e adaptadores de glicose, para os idosos que necessitem de controlar esses níveis ou para instituições monitorizadoras. A central de comunicação está ligada a uma plataforma de acesso reservado, onde o cuidador ou a pessoa responsável pelo idoso tem acesso a todos os seus dados, podendo gerir a medicação, consultas, lançar alertas ou criar uma agenda.

  Dado que cada idoso estará associado a um cuidador específico ou instituição, vai ser dinamizada, no dia 12 de julho, pelas 9h30, uma formação sobre o método de funcionamento da plataforma online e dos dispositivos móveis. A ação, orientada por técnicos da Associação Nacional de Cuidado e Saúde, é dirigida a entidades com respostas para a terceira idade que atuam junto dos idosos identificados no Concelho e, ainda, a cuidadores informais. A formação e a entrega de kits terá lugar no Salão Nobre dos Paços do Município.

O Índice de Envelhecimento em Albergaria-a-Velha tem vindo a crescer, em linha com o panorama nacional. A Câmara Municipal, em parceria com diversas entidades locais, desenvolveu um estudo de identificação da população idosa em situação de isolamento social e/ou geográfico. Foram identificados 125 idosos em situação de isolamento social. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário